sete dias sem medo da notícia
Eunício quer voto distrital misto; Maia vai no consenso do “distritão”
Foto: Evaristo Sá / AFP
Por : Redação CN7
24/06/17 10:11

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), quer o mais rápido possível a aprovação da reforma política. Por ele, os deputados e senadores seriam eleitos já a partir de 2018 por meio de voto distrital misto, que você pode entender melhor aqui, em outra matéria do Ceará News 7. O peemedebista também defende o fim das coligações nas eleições proporcionais e a adoção da cláusula de barreira.

Segundo O Globo, “o senador é a favor do voto distrital misto, mas Maia tem argumentado que na Câmara a proposta capaz de gerar consenso é o chamado ‘distritão’. Por isso, a intenção é aprovar o ‘distritão’ para 2018 e, a partir de 2019, se definirá o modelo definitivo para as eleições de 2022”.

Questão de grana

Para complicar tudo, ainda tem o debate do financiamento público de campanha. De acordo com o jornal carioca, “amarrada com o apoio inicial de presidentes de sete partidos, a proposta de autoria do líder do governo e presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), para criação do fundo parlamentar com estimativa de R$ 3,5 bilhões de recursos públicos para financiar a eleição de 2018 passou a enfrentar forte reação entre diversos partidos e poderá ser alterada”.

Brasília vai continuar fervendo.

LINKS PATROCINADOS