EUA suspende emissão de vistos para o Brasil e outros 74 países
A medida começa a valer na próxima quarta-feira (21)
airplane at airport with blue sky background. (Foto: banco de imagens)
14/01/2026 15:00
O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitações de vistos para o Brasil e cidadãos de outros 74 países. A informação foi divulgada pela Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno da Pasta. Segundo a emissora, a medida começa a valer na próxima quarta-feira (21) e não tem prazo definido para ser encerrada.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Segundo o documento, os funcionários consulares foram orientados a recusar pedidos de visto com base na legislação migratória vigente enquanto o governo norte-americano reavalia seus procedimentos de triagem e verificação. O foco da suspensão é coibir a entrada de solicitantes considerados propensos a se tornarem um encargo para os cofres públicos dos Estados Unidos.
A Fox News não divulgou a lista completa dos países atingidos, mas informou que, além do Brasil, estão incluídos Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
Ainda segundo a emissora, o Departamento de Estado havia orientado consulados, em novembro do ano passado, a aplicar novas regras de triagem baseadas no conceito de "encargo público" previsto na lei de imigração. Pelas diretrizes, pedidos podem ser negados caso o candidato tenha indícios de que dependerá de benefícios públicos, considerando fatores como idade, estado de saúde, proficiência em inglês, situação financeira e possibilidade de necessidade de cuidados médicos prolongados.
A reportagem aponta que candidatos idosos ou com sobrepeso teriam maiores chances de ter os pedidos recusados. Em comunicado divulgado pela Fox News, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a Pasta utilizará sua autoridade legal para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um fardo financeiro para o país.
Siga o canal do CN7 no Telegram
"A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos", declarou o porta-voz.