Estudo do IFCE aponta contaminação por nitrato nas águas subterrâneas de Jericoacoara - Cn7 - Sem medo da notícia
970 X 120 PX copy
SS-19824---BANNERS-CAMP-EDUCAR-SESC---970X120
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Estudo do IFCE aponta contaminação por nitrato nas águas subterrâneas de Jericoacoara

As concentrações de nitrato chegaram a níveis 11 vezes superiores ao limite permitido

(Foto: Ascom/Sema)

08/01/2025 14:33

Um estudo realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) revelou uma grave contaminação por nitrato nas águas subterrâneas da vila de Jericoacoara. Segundo os pesquisadores, as concentrações de nitrato em poços particulares chegaram a níveis 11 vezes superiores ao limite permitido pela legislação brasileira para águas potáveis em poços particulares e ultrapassaram 6 vezes o limite na água distribuída pela companhia de saneamento local. A pesquisa foi realizada ao longo de 14 meses e identificou o efluente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) local como principal fonte da contaminação. Desde 2009, os resíduos tratados são descartados diretamente no solo arenoso, favorecendo a infiltração de nitrato nas águas subterrâneas.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

No estudo, os pesquisadores alertam que a exposição prolongada a altas concentrações de nitrato pode causar problemas graves à saúde, como metemoglobinemia em bebês, também conhecida como síndrome do bebê azul, além de estar associada ao aumento do risco de determinados tipos de câncer em adultos.

A vila de Jericoacoara recebe mais de 1,6 milhão de visitantes anualmente. Desta forma, os pesquisadores destacam que contaminação das águas subterrâneas não só representa uma ameaça direta à saúde dos moradores e turistas, mas também pode prejudicar a imagem da vila como destino sustentável.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Os pesquisadores enfatizam a necessidade de melhorias urgentes no sistema de saneamento e alertam para a importância do monitoramento contínuo da qualidade da água após a implementação de mudanças.

Granja janeiro branco

LINKS PATROCINADOS