Estudantes vencem prêmio com projeto para reduzir desperdício de frutos

Projeto é intitulado PectiVitalis

04/12/23 17:35

Três estudantes da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, no município de Cascavel, no interior do Ceará, venceram o programa global de cidadania corporativa da Samsung “Solve For Tomorrow Brasil” após apresentarem um protótipo – intitulado PectiVitalis – que funciona como um revestimento sustentável para combater o desperdício de frutos na região.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

A inspiração para o projeto surgiu como uma tentativa de enfrentar o desperdício de frutos, uma questão ligada à economia agrícola de Cascavel. Com muitas famílias dos estudantes provenientes de meios agrícolas, a perda de produtos se tornou uma problemática na região. Desta forma, os alunos criaram um revestimento agroindustrial, destinado a prolongar a vida útil dos frutos em até 14 dias.

“Nosso revestimento plástico atua como uma barreira protetora, retardando o amadurecimento dos frutos, protegendo-os de danos físicos e reduzindo a umidade para preservar frescor e sabor. Além disso, pode ser consumido junto ao fruto, sendo benéfico para o sistema digestório, uma vez que é produzido a partir da casca do maracujá, rica em pectina, a base do nosso revestimento”, explicou a professora de biologia e mentora do grupo, Heloina Lopes Capistrano.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

A décima edição do Solve For Tomorrow Brasil tem funcionado como um catalisador para alunos e professores da rede pública, impulsionando-os a criar soluções inovadoras usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

“É uma iniciativa que fortalece a aprendizagem científica e motiva os estudantes a pensar em novos projetos. Este resultado superou todas as expectativas, impulsionando-os a aplicar ciência e tecnologia no cotidiano. Este projeto é, de fato, nossa resposta para o amanhã”, destacou a professora.

Confira o projeto:

LINKS PATROCINADOS