sete dias sem medo da notícia
Risco
Estocar gasolina em casa pode causar danos a saúde, alerta Sindipostos
Entre os sintomas estão: Irritação da pele e olhos com vermelhidão, dor, etc
Por : Redação CN7
31/08/21 10:03

Com a alta constante dos combustíveis, os brasileiros começaram a prestar mais atenção em qualquer baixa ou promoção que possa surgir para amenizar os custos de encher o tanque. Outra ação que se torna comum é a tentativa de estocar o combustível em casa. Mas essa prática não só é perigosa para a saúde, como também infringe leis federais.

Segundo Antônio José, Assessor de Assuntos Econômicos do Sindicato do Comércio Varejista e Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos – CE), o contato direto com a gasolina pode trazer sérias consequências. “Estocar combustível em recipientes ou galões em casa pode trazer sérios riscos à saúde e à segurança. O combustível estocado gera um gás altamente inflamável que apresenta um grande risco de explosão”, afirma.

De acordo com a Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos da Petrobrás (FISPQ), estocar gasolina também traz sérios riscos à saúde. Irritação da pele e olhos com vermelhidão, dor e lacrimejamentos; tosses, espirros e falta de ar, sonolência, vertigem e dor de cabeça; e ainda danos ao sistema nervoso central e fígado, se expostos repetida e prolongadamente.

Além dos problemas à saúde, a prática também infringe duas leis federais: a 8.176/91 e 9.605/98 onde, estocar, transportar e comercializar combustíveis sem licença pode gerar reclusão e até detenção caso descoberto. “Apenas estabelecimentos licenciados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) têm o direito de vender e armazenar esses produtos”, esclarece Antônio José.

Sobre o Sindipostos
Na data de 28 de junho de 1968 o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais do Estado do Ceará, foi criado. Funcionando em uma sala no então majestoso edifício Palácio do Progresso, na região central da cidade de Fortaleza. Atualmente ocupa sede própria, na Av. Engenheiro Santana Junior.

O sindicato promove diversos benefícios para seus associados, como assistência jurídica, assessoria técnica comercial, comissão para prevenção de acidentes, reuniões informativas e preventivas, além de convênios e parcerias de diferentes segmentos.

LINKS PATROCINADOS