ESPM promove curso para debater os impactos da SAF no futebol brasileiro

Interessados podem participar de forma presencial e online

(Foto: Yuri Laurindo/CBF)

25/09/23 19:53

A ESPM promove, entre os dias 5 a 7 de outubro, a terceira edição do curso Gestão de Marcas no Esporte. Nos encontros, serão abordados a importância da estratégica do marketing e direito desportivo com foco na prevenção de riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, assim como os conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais. O curso, que funcionará de forma presencial e online, será ministrado pelos professores Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo.

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Sete dos 20 clubes brasileiros da Série A se transformaram em Sociedade Anônima do Futebol (SAF): América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá, Vasco, Coritiba. O Redbull Bragantino tem uma modalidade de gestão diferente – é um clube empresa – mas, de qualquer forma, não adota o mesmo modelo de clube associativos como nos moldes antigos. O Atlético-MG abriu negociações neste sentido e até mesmo o Flamengo, um dos mais estruturados clubes brasileiros do ponto de vista financeiro, não descarta a possibilidade.

Botafogo lidera o campeonato – algo impensável anos atrás – o Bragantino está entre os primeiros colocados. Os demais estão lutando em posições intermediárias na tabela, mas conseguiram realizar contratações importantes na última janela de transferências. A interação em alguns casos é tão grande que, para celebrar a parceria com o Bahia, o Manchester City promoveu um show do cantor Carlinhos Braun no Eithad Stadium, em Manchester.

Além disso, no início de agosto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou um parecer com orientações para as Sociedades Anônimas de Futebol (SAFs) acessarem o mercado de capitais. Entre as possibilidades para clubes com esse modelo de gestão captarem recursos estão IPOs, debêntures-fut, crowdfunding de investimento, fundos de investimento e securitização.

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O perfil dos professores

Gustavo Cesário é doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e bacharel em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP. Esteve à frente dos departamentos de comunicação de marketing da Pirelli, Case New Holland e Mongeral Aegon onde implementou e gerenciou grandes contratos de patrocínio no futebol e automobilismo.

Roberta Ferreira Severo é mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Gestão, Marketing e Direito do Esporte pela FGV/FIFA/CIES. Especialista em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes – AVM. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD. É Auditora da 3ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ do Futebol.

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