Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Escola de Beberibe é escolhida como uma das dez melhores do mundo

Instituição de ensino ficou no top 10 na categoria Ação Ambiental

(Foto: reprodução/Instagram)

19/09/23 16:42

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jaime Tomaz de Aquino situada no distrito de Forquilha, em Beberibe, foi escolhida entre as dez melhores do prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes). A instituição de ensino ficou no top 10 na categoria Ação Ambiental.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

“A emoção foi imensa quando recebemos a notícia de que a nossa escola está entre as duas finalistas do Ceará de um dos prêmios mais prestigiados do mundo em educação (…) É uma conquista de destaque global para a nossa instituição, reflexo da excelência da nossa educação. Estamos muito orgulhosos (…) Quero parabenizar o núcleo gestor da escola e todos os parceiros que contribuíram para o resultado”, destacou a prefeita de Beberibe, Michele Queiroz.

A prefeita participou do ato cerimonial do evento “Reconhecer é fortalecer”, em celebração à 5ª semana do meio ambiente, realizada pela escola.

Confira fotos:

Conscientização ecológica

Logo após ter sido construída, em 2019, a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino aderiu ao Programa Selo Escola Sustentável, promovido pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Desta forma, conseguiu implementar um programa abrangente com foco em currículo, gestão do espaço físico e educação socioambiental, em um esforço para ampliar a consciência sobre as questões ecológicas.

A escola aborda tópicos como desperdício de recursos e descarte incorreto de resíduos, tendo no currículo tópicos como “plástico nocivo”. Ao mesmo tempo, aulas de campo e workshops oferecem experiência prática na reutilização de garrafas e reciclagem de papel, por exemplo.

Além disso, a escola participa de eventos na área e colabora com organizações envolvidas na preservação da natureza. Em relação à gestão ambiental, a EEMTI Jaime Tomaz promove o uso racional de energia, a coleta seletiva e a captação de água de aparelhos de ar-condicionado e da chuva. O espaço físico foi enriquecido com novas árvores, jardins suspensos feitos com garrafas reutilizadas, telhados verdes, uma horta escolar e um protótipo de biodigestor.

Propagação

A escola também atua nas redes sociais para promover o engajamento ambiental e apresenta um programa de rádio dedicado a informações ambientais. Com as práticas sustentáveis, o lixo doméstico descartável foi reduzido em aproximadamente 80%.

Prêmio

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio.

“No momento em que o mundo procura enfrentar uma crise educacional cada vez mais profunda, essas escolas brasileiras excepcionais iluminam o caminho para um futuro melhor. Chegou a hora de os governos de todo o mundo ouvirem as suas vozes e aprenderem com a sua experiência”, diz o fundador da T4 Education e do World’s Best School Prizes, Vikas Pota. “As instituições brasileiras dão o exemplo por meio das vidas que transformam. Escolas de todo o mundo poderão olhar para essas conquistas como um modelo do que pode ser alcançado”, complementa o CEO da Fundação Lemann, Deniz Mizne.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

LINKS PATROCINADOS