Escola cearense é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Escola cearense é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Vencedor será escolhido por votação pública

Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem duas finalistas brasileiras. Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), uma das finalistas. (Foto: Twitter/Governo do Ceará)

12/09/2023 14:32

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, está entre as finalistas do prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes). Além da instituição de ensino cearense, a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, também disputa o prêmio. Cada uma delas poderá ganhar US$ 50 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 250 mil.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

O prêmio, criado em 2022, tem cinco categorias e, em cada uma, três escolas foram selecionadas como finalistas. A escola cearense disputa a categoria "Apoiando vidas saudáveis", com o projeto "Adote um Estudante", ação voltada à saúde mental dos alunos. Está entre as três melhores neste grupo. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e serão anunciados em novembro.

O projeto "Adote um Estudante" identifica os estudantes vulneráveis, oferece assistência de um psicólogo profissional, ajuda os estudantes a trabalharem mais eficazmente as competências socioemocionais nas salas de aula e educa a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental. "A escola tem uma responsabilidade não apenas com educação, mas com a formação cidadã, com a parte social do aluno, com as emoções. Nossa escola formou praticamente toda a população de Carnaubal, que é uma cidade jovem", disse o diretor da escola, Helton Souza Brito.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Prêmio

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e apoiado pela Fundação Lemann para compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio.

"No momento em que o mundo procura enfrentar uma crise educacional cada vez mais profunda, essas escolas brasileiras excepcionais iluminam o caminho para um futuro melhor. Chegou a hora de os governos de todo o mundo ouvirem as suas vozes e aprenderem com a sua experiência”, diz o fundador da T4 Education e do World’s Best School Prizes, Vikas Pota. "As instituições brasileiras dão o exemplo por meio das vidas que transformam. Escolas de todo o mundo poderão olhar para essas conquistas como um modelo do que pode ser alcançado”, complementa o CEO da Fundação Lemann, Deniz Mizne.

Neste ano, o T4 Education lançou o Prêmio Escolha da Comunidade, que é aberto às 15 escolas que constituem os três primeiros finalistas dos cinco prêmios Melhores Escolas do Mundo. O vencedor será escolhido por votação pública, que começa nesta terça-feira (12).

Com informações da Agência Brasil.

LINKS PATROCINADOS