Entidades de servidores e estudantes denunciam reitor da UFC ao Ministério Público Federal
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Entidades de servidores e estudantes denunciam reitor da UFC ao Ministério Público Federal

15/05/2020 8:47

Entidades que representam servidores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) protocolaram nesta quinta-feira (14) representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) contra o reitor Cândito Albuquerque.

De acordo com o documento, o reitor vem dando recorrentes exemplos de autoritarismo e personalismo, atacando o princípio de gestão democrática na UFC.

"No mais recente episódio, ele deixou de proclamar o resultado de uma votação do Conselho Universitário (Consuni), tendo anunciando, ainda, a publicação de um outro provimento com a mesma matéria para regulamentar o mesmo objeto: as reuniões virtuais do conselho", relata.

As denúncias foram encaminhadas ao MPF no início da noite, via assessoria jurídica do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC). A entidade assina a representação juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE), o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE/UFC) e a Associação de Pós-Graduandas e Pós-Graduandos da UFC (APG-UFC).

A peça jurídica solicita, entre outros pontos, a instauração de inquérito civil para apuração de eventual improbidade administrativa cometida pelo interventor. As entidades pediram também que o MPF recomende a Cândido Albuquerque a proclamação – em 48 horas – do resultado da votação virtual realizada pelo CONSUNI no último dia 12. Na ocasião, o conselho deliberou pela rejeição do Provimento n° 03 de 2020, mas a decisão legítima não foi respeitada pelo interventor.

Até o final da noite desta quinta-feira (14), o reitor Cândido Albuquerque não havia se pronunciado sobre o assunto.

LINKS PATROCINADOS