Entenda como a Etiópia controlou o surto da Covid-19 com 22 ventiladores e sem ‘lockdown’

Imagem: Michael Twelde/AFP

04/06/20 3:45

Levantamento oficial aponta que a Etiópia, segundo país mais populoso do continente africano com 110 milhões de pessoas, registrou até agora apenas 731 casos de Covid-19 e seis mortes. Segundo autoridades locais, agentes de saúde comunitários já examinaram nada menos que 40 milhões de pessoas em 11 milhões de residências, verificando seu histórico de deslocamentos e fazendo medições de temperatura corporal.

Foram preparados locais para 50 mil pessoas fazerem quarentena e disponibilizaram 15 mil leitos em centros de isolamento. A maioria dessas vagas não foi usada até agora. De acordo com o jornal Financial Times, seja por que razão for, a Etiópia evitou o pior da pandemia de coronavírus, pelo menos até agora.

O governo do pais africano decidiu que não teria como arcar como mesmo tipo de reação aos virus apresentado por países ricos. Quando a pandemia começou, o país tinha 22 ventiladors para pacientes com o vírus. Em vez de um “lockdown” rígido, a Etiópia optou por uma resposta baseada na divulgação de mensagens públicas.

“Noventa por cento da solução esta no distanciamento social e na lavagem de mãos. A única maneira que temos de jogar e ganhar é enfocando a prevenção”, disse o ministro sênior e assessor especial do primeiro-ministro, Arkebe Oqubay.

LINKS PATROCINADOS