Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Elmano visita China nesta semana e Cid Gomes busca aproximação mirando reeleição

O objetivo da missão, segundo o governo, é impulsionar a economia do estado

Plenário do Senado Federal durante sessão de debates temáticos destinada a discutir a Reforma Tributária (PEC 45/2019). Em discurso, à tribuna, governador do Ceará, Elmano de Freitas. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

04/09/23 9:12

O governador do estado, Elmano de Freitas se prepara nesta semana para liderar sua primeira missão internacional como chefe do executivo cearense. No próximo final de semana Elmano fará uma nova visita à China, gigante asiático no qual esteve presente em abril desse ano, ao lado de Lula. Ao lado do gestor, o senador Cid Gomes acompanha a comitiva que tentará captar novos olhares para o estado. A presença do parlamentar deixa clara sua tentativa de aproximação com a base governista no intuito de ser um dos dois candidatos ao senado, em 2026.

O objetivo da missão, segundo o governo, é impulsionar a economia do estado atraindo empresas chinesas de vários seguimentos. Os principais investidores alvo são empresários de confecção, calçados e energia. Além de novas empresas, Elmano também viaja ao país a fim de captar outros investidores interessados no hidrogênio verde (H2V), atualmente uma das principais pautas do executivo cearense.

Na agenda, estão previstos para o gestor encontros com investidores em Xiamen, província de Fujian, parceira do estado do Ceará há mais de 20 anos. No ano passado, um momorando ampliando a cooperação e estreitando laços em diversas áreas foi assinado entre os dois países.

Além de empresários, o governador cearense também deve encontrar-se com integrantes do Banco dos Brics, intituição de fomento à economia dos países do bloco, presidida pela ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

LINKS PATROCINADOS