Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Elmano discute plano de contingência para combater impactos do El Niño

Plano de contingência visa garantir segurança hídrica no Ceará pelos próximos anos

(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)

04/01/24 17:33

O governador Elmano de Freitas reuniu, nesta quarta-feira (3), gestores dos órgãos estaduais responsáveis pela elaboração do plano de contingência para impactos do El Niño para apresentação do documento. O encontro foi realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

De acordo com Elmano de Freitas, a elaboração do plano de contingência tem o intuito de garantir a segurança hídrica no Ceará pelos próximos anos. “Nós temos o cenário desenhado, agora precisamos agir. Vamos listar os municípios por prioridade de abastecimento e executar as ações necessárias, de acordo com o plano, para não deixar faltar água em nenhum município. Em paralelo ao nosso planejamento, vou levar as demandas ao Governo Federal para obter recursos que vão viabilizar mais ações”, disse.

O plano foi apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio. Ele pontuou o cenário climático e as ações que estão em execução e ações que serão encaminhadas para segurança hídrica dos municípios. “Existe um aquecimento no tropical norte e sul neste ano. Diante do cenário, foi preparado um plano detalhado de ações de acordo com a prioridade do abastecimento humano, visando às ações de todos os órgãos estaduais que possuam algum trabalho na área hídrica. Nós estamos nos antecipando ao quadro que se apresenta”, relatou.

Eduardo Sávio pontuou que o panorama da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) é o que apresenta uma situação mais confortável. “No contexto atual de alocação de água, existe uma condição relativamente favorável para atender às demandas dos diversos usos. No entanto, em um cenário de seca prolongada, podem acontecer déficits no atendimento”, afirmou.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Participaram da criação do plano: Casa Civil, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Defesa Civil, Funceme, Cogerh, Sohidra, Cagece, UFC e Adagri.

LINKS PATROCINADOS