Governador Elmano defende colaboração entre Estado e municípios
O evento reuniu gestores dos 184 municípios cearenses
(Foto: Helene Santos/Governo do Ceará)
28/01/2025 18:25
O governador Elmano de Freitas destacou a importância de um regime de colaboração entre o Estado e os municípios, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), realizada nesta terça-feira (28), no Centro de Eventos, em Fortaleza. O evento marcou o início do Seminário Aprece Novos Gestores 2025, reunindo prefeitos e gestores dos 184 municípios cearenses, além de autoridades estaduais e federais.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Na ocasião, Elmano enfatizou que o Ceará tem se destacado nacionalmente por programas que dependem de parcerias com os municípios. "Diversos programas são exitosos no Ceará graças à colaboração. É assim na educação, assistência social e saúde, seja com a compra de medicamentos, capacitação ou serviços que melhoram a vida da população cearense", pontuou.
O seminário, que segue até esta quarta-feira (29), oferece palestras e debates voltados ao aprimoramento da gestão pública municipal. Com mais de 3 mil inscritos, o evento tem se consolidado como um espaço para a troca de experiências e diálogo entre os diversos níveis de governo, além do setor privado e da sociedade civil.
Estratégia política e fortalecimento de programas sociais
Durante sua palestra, Elmano destacou que o diálogo com os gestores municipais transcende diferenças partidárias. "Queremos aproximar ainda mais o governo da municipalidade, porque o objetivo é melhorar a vida dos cearenses em todos os municípios", afirmou.
Elmano apresentou dados sobre o crescimento econômico do Ceará, como a criação de 114 mil empregos formais e o desempenho acima da média nacional no Produto Interno Bruto (PIB). Ele também destacou ações prioritárias, como a expansão dos programas Ceará Sem Fome e Entrada Moradia, além de obras de infraestrutura em parceria com o governo federal.
Educação e saúde como pilares da colaboração
Na área da educação, o governador anunciou o objetivo de alcançar 100% de alfabetização entre crianças no segundo ano do ensino fundamental até 2030. Para isso, pretende reunir os secretários municipais de educação e lançar um programa específico para superar as lacunas de aprendizagem. "Nossa meta não é 80%, como no restante do Brasil. Queremos que todas as crianças cearenses saibam ler e escrever no segundo ano", destacou.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Na saúde, Elmano reafirmou o compromisso com a descentralização, incluindo a entrega do Hospital Universitário do Ceará, em Fortaleza, e a construção de novos hospitais regionais no interior do estado. Ele também mencionou a regionalização do tratamento oncológico e o fortalecimento da atenção primária com o Programa de Braços Abertos.