Elmano avalia compra de produtos cearenses para minimizar impactos do tarifaço dos EUA
O governador vai discutir medidas para apresentá-las ao vice-presidente até domingo
(Foto: reprodução/vídeo)
31/07/2025 15:11
O governador Elmano de Freitas confirmou nesta quinta-feira (31), que o Estado analisa a compra de produtos cearenses prejudicados pelo aumento de 50% nas tarifas de importação dos Estados Unidos, como o pescado e a castanha de caju. A medida, segundo ele, pode ser viabilizada por meio de programas como o Ceará Sem Fome e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de integrar a merenda escolar e refeições em universidades, hospitais e outros órgãos públicos.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"A aquisição pelo poder público de parte dos produtos está sob a análise tanto do Governo Estadual, como vamos apresentar ao Governo Federal", afirmou Elmano.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Ainda de acordo com o governador, o programa Ceará Sem Fome distribui cerca de 130 mil refeições por dia, e o pescado poderá ser incorporado ao cardápio. Já a castanha de caju pode ser incorporada como alternativa para diversificar os insumos da alimentação institucional.
Assista ao vídeo:
Reunião para discutir medidas
Nesta quinta-feira (31), o governador Elmano de Freitas se reunirá com os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira, e da Fazenda, Fabrízio Gomes, para alinhar a estratégia. A intenção é apresentar a proposta ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, até o próximo domingo.