Elmano anuncia criação de grupo de trabalho para buscar soluções ao tarifaço de Trump - CN7

Elmano anuncia criação de grupo de trabalho para buscar soluções ao tarifaço de Trump

O Ceará será o estado brasileiro mais impactado com o tarifaço de Trump

Elmano anuncia criação de grupo de trabalho para buscar soluções ao tarifaço de Trump

(Foto: Cadu Gomes/VPR)

29/07/2025 14:47

O governador Elmano de Freitas anunciou nesta terça-feira (29), após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin, em Brasília, que está sendo criado um grupo de trabalho envolvendo Estado, técnicos do Governo Federal e representantes do empresariado cearense para buscar soluções para o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre todas as exportações do Brasil ao país norte-americano. A medida está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"O Ceará é o estado mais afetado do Brasil, sendo metade da sua exportação para o mercado americano. A conversa foi bastante positiva, principalmente no sentido de intensificar o diálogo e as negociações com os Estados Unidos para que possamos ter alíquotas razoáveis. Também teremos um grupo de trabalho que envolve o Governo do Estado, a Faec, a Fiec, com técnicos do Governo Federal para a partir do dia 1º de agosto nós estarmos prontos, o Governo do Estado e o Governo Federal, para tomar as medidas que sejam necessárias garantindo competitividade para as empresas brasileiras", disse Elmano.

Segundo o governador do Ceará, as conversas serão intensificadas nos próximos dias, até a data do início da execução das novas tarifas. "Iremos intensificar o diálogo, a busca de negociação e a partir do 1º diálogo, após esse momento de diálogo dos próximos dias, estarmos prontos para qualquer cenário que possa se apresentar", pontuou.

Ainda de acordo com Elmano, muitos empresários dos Estados Unidos possuem o interesse em ter um equilíbrio nas taxas, beneficiando os dois lados. "Há interesse de empresários americanos também que essa alíquota seja razoável na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Devemos buscar atuar de uma maneira unificada para que possamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois países. Não interessa um perde-perde entre as duas economias. Nós queremos um ganha-ganha", comentou.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Também estiveram no encontro em Brasília o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes; o procurador-geral do Estado, Rafael Machado; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira; o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres; entre representantes de outros setores.

Assista ao vídeo:

Vídeo: Elmano anuncia criação de grupo de trabalho para buscar soluções ao tarifaço de Trump - Vídeo 1
Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS