Eleitores de Viçosa do Ceará e Barro vão às urnas neste domingo para eleger os novos prefeitos - Cn7 - Sem medo da notícia
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Eleitores de Viçosa do Ceará e Barro vão às urnas neste domingo para eleger os novos prefeitos

Ao todo, cerca de 60 mil eleitores devem ir às urnas nas duas cidades

04/12/2021 11:12

Eleitores dos municípios de Barro, na região do Cariri, e Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, vão às urnas neste domingo (5) para definirem os nomes que vão assumir as respectivas prefeituras. A Justiça Eleitoral cassou os mandatos gestores que foram eleitos, em ambas as cidades, nas eleições realizadas em 2020.

Para a realização das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu protocolos sanitários por conta da pandemia da Covid-19. O horário da votação acontecerá nos mesmos moldes de 2020, ou seja, entre 7h e 17 horas. Para a realização dessas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou ter gastos superiores a R$ 155,2 mil, somando os dois municípios.

A Justiça Eleitoral proibiu a realização de atos de campanha que provocassem aglomerações e infringissem os protocolos do Estado.

Leia mais: Justiça proíbe realização de eventos de campanha durante eleições suplementares em Viçosa

Cassação dos mandatos

Viçosa do Ceará

O TRE-CE manteve, no dia 8/2, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, Zé Firmino (MDB), e do vice, Marcelo (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020. Após a decisão do TRE rejeitando os embargos e determinando novas eleições, com o afastamento do prefeito, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do dia 5/10, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.

Barro

O TRE-CE confirmou, na sessão do dia 27/8, a decisão que cassou os diplomas do prefeito e do vice do município de Barro, Dr. Marquinélio (PSD) e do vice, Vanderval Feitosa (PSD). A Corte, por unanimidade, negou provimento ao recurso eleitoral e manteve a cassação pela ocorrência de abuso de poder econômico e fraude em contratações, com a consequente declaração de inelegibilidade pelo período de 8 anos a partir da data das eleições de 2020.

Leia mais: TRE-CE marca as eleições suplementares em Barro e Viçosa do Ceará

Os candidatos

Viçosa do Ceará

Duas chapas estão na disputa. De um lado, a chapa formada por Divaldo (PDT), tendo como vice Dr. Lima (PSB). Na concorrência, Franci Rocha (MDB) e o vice Shill (MDB).

Leia mais: Campanha com compra de votos agita eleições suplementares em Viçosa do Ceará

Barro

Assim como em Viçosa, os eleitores de Barro se dividem em duas chapas que concorrem ao cargo na prefeitura Municipal. De um lado, está a prefeita em exercício, Vanda (PSD), que tem como vice o atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Koringa (PSD). Ela concorre com Dr. George Feitosa (MDB), que tem como vice Albano Severo (PSDB).

LINKS PATROCINADOS