Eleições complementares de Santa Quitéria dividem aliados políticos no Ceará
Cid Gomes faz campanha para opositores de sua base aliada no Estado

(Foto: Reprodução)
19/10/2025 11:20
As eleições complementares de Santa Quitéria, no interior do Ceará, têm provocado uma verdadeira divisão entre aliados tradicionais no cenário político estadual. De um lado, o deputado federal José Guimarães (PT) apoia a candidatura de Lígia Protásio, também do Partido dos Trabalhadores, que tenta chegar à prefeitura com o aval das principais lideranças petistas. Guimarães esteve no município ao lado dos deputados estaduais Acrísio Sena e De Assis Diniz, reforçando o palanque da candidata durante comício realizado nesta sexta-feira (17).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Do outro, o grupo liderado por Cid Gomes e Júnior Mano (PSB) promoveu na noite deste sábado (18) uma grande carreata em apoio à candidatura de Joel Barroso, atual prefeito em exercício e também concorrente na disputa. A movimentação acendeu o alerta entre observadores políticos: Cid Gomes estaria de olho novamente no cenário estadual e em uma possível candidatura ao Palácio da Abolição. A presença ativa do ex-governador em eventos municipais tem sido vista como um sinal de rearticulação política. Na conversa com jornalistas, Cid minimizou a crise com o irmão Ciro Gomes e evitou comentar sua filiação ao PSDB. “Eu acho que cada qual se filia no partido que quer. Ninguém deve comentar a vida dos outros, não. A gente deve trabalhar, se esforçar para fazer o melhor pelo mundo. É assim que eu procurei agir ao longo da minha vida inteira. Você nunca vai me ver falando mal de adversário, muito menos falando mal do meu irmão”, disse Cid.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Além deles, a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil) também disputa a eleição. Ela conta com o apoio do prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, que, apesar de ligado ao União Brasil, mantém boa relação com o governador Elmano de Freitas (PT). A disputa em Santa Quitéria tornou-se um retrato da complexa rede de alianças e disputas internas que movimentam a política cearense às vésperas de 2026.