Duelo de presidentes agitam a corrida eleitoral em Juazeiro do Norte
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Duelo de presidentes agitam a corrida eleitoral em Juazeiro do Norte

Coluna Rebate

17/07/2024 9:33

Uma das eleições mais disputadas no Ceará, este ano, será em Juazeiro do Norte. O prefeito Glêdson Bezerra está confiante que porá fim a tradição juazeirense, de não reeleger seus gestores. Já o seu principal adversário, Fernando Santana, está mantendo uma agenda cheia de compromissos para viabilizar sua eleição. Juazeiro do Norte terá uma eleição muito disputada. Isso é indiscutível. Tanto, que as presidentes nacionais do Podemos, Deputada Renata Abreu, e do PT, Deputada Gleise Hoffmann, entraram na briga eleitoral no final de semana. No sábado (13), Gleise cumpriu compromisso em Juazeiro do Norte. Discursou e disse claramente que a Direção Nacional do PT priorizou 04 eleições este ano no Ceará: Fortaleza, Crateús, Caucaia e Juazeiro do Norte. Garantiu que todo o empenho será feito para eleger Fernando Santana, inclusive está programada uma viagem do presidente Lula ao Cariri. Quem também não ficou para trás foi a presidente Renata Abreu. Veio a Fortaleza e convidou Glêdson para um encontro estadual sob a presidência, do principal aliado do senador Cid Gomes no Estado, prefeito de Aracati, Bismark Maia. Quem também compareceu foi outro aliado de Cid Gomes, o deputado federal Eduardo Bismark. Com Glêdson e a família Bismark ao seu lado, Renata Abreu disparou: “faremos o impossível para reeleger o prefeito Glêdson, que a nossa maior prioridade no Ceará”. A guerra Gleise versus Renata Abreu terá outros episódios, até 06 de outubro.

Lula será reforço de Fernando em Juazeiro

A presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, esteve em Juazeiro do Norte, e garantiu que a candidatura de Fernando Santana será a prioridade das prioridades para o partido na esfera nacional. Gleisi não falou em data, mas assegurou que o presidente Lula virá a Juazeiro. A dúvida, ainda aberta, é se o presidente Lula cumprirá agenda em todo o Crajubar. Para garantir a vitória de Fernando Santana, em Juazeiro, barrando à reeleição do prefeito Glêdson, a presidente do PT , Gleisi Hoffmann, garante que, além de Lula, a direção do PT se revezará nas capitais e municípios com candidaturas prioritárias. Juazeiro é uma dessas cidades. Dos quatro municípios como prioridade do Ceará, três são indicações pessoais do ministro Camilo Santana. Em Juazeiro, a direção do PT espera que a vinda do Lula seja um ponto focal para a vitória. A avaliação de pessoas próximas ao ministro Camilo é que esses municípios devem ser os principais alvos da oposição, liderada por Ciro Gomes e pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. E essa avaliação faz todo sentido. Ciro Gomes quer derrotar Camilo em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crateús, e Elmano em Caucaia.

Convenções em Juazeiro já começam dia 20

A abertura do prazo para a realização das convenções partidárias para as eleições deste ano se iniciam no próximo dia 20 de julho. Já no sábado, acontecerão duas convenções em Juazeiro do Norte. O prefeito Glêdson Bezerra confirmou o suplente de deputado federal Tarso Magno, do PP, como seu vice-prefeito. O anúncio oficial com a festa de lançamento de sua candidatura terá a presença do ex-ministro Ciro Gomes e de outras lideranças dos partidos de oposição no Ceará. Glêdson espera receber o apoio de deputados do PDT, União Brasil, PSDB, NOVO e Cidadania, além do presidente estadual do seu partido, o Podemos, prefeito Bismark Maia. Está confiante que será o primeiro prefeito reeleito de Juazeiro do Norte. O maior envolvimento de Bismark Maia objetiva manter o controle do Podemos no Ceará, pelo grupo do senador Cid Gomes. Nas negociações para assumir a direção estadual do Podemos, através de Bismark Maia, Cid Gomes teria se comprometido com Renata Abreu, a apoiar à reeleição do prefeito Glêdson, que é aliado e muito próximo da presidente nacional do Podemos. O tempo passou e Cid Gomes deve apoiar mesmo Fernando Santana em Juazeiro do Norte. A dúvida é se esse apoio será intenso ou apenas discreto para não comprometer o controle do Podemos cearense.

Recado de Cid não será aceito pela direção

Essa quebra de acordo entre a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e o senador Cid Gomes irá desagradar a cúpula nacional. Cid Gomes sabe bem que seu gesto de enviar Bismark Maia à convenção do prefeito Glêdson tem o claro objetivo de querer compensar a sua ausência, fazendo Bismark Maia o seu representante nas eleições juazeirenses. Isso não será suficiente. Cid Gomes, que tem o projeto político de ser governador, tem a consciência que no PSB, só há vaga para ele ser candidato ao Senado novamente. Como Cid já disse a Camilo que não será senador de novo, a sua saída é ter um partido para concorrer contra o governador Elmano. E o Podemos é uma legenda que tem crescido e com cara no Congresso Nacional. Outro fator que inibe o sonho de Cid Gomes voltar ao Abolição é que não há outras siglas disponíveis a abrigar Cid Gomes e seus aliados. Daí, ao não trabalhar pela reeleição de Glêdson em Juazeiro, Cid Gomes agrada a Elmano e Camilo, e desagrada a Renata Abreu. É o preço que Cid Gomes alegará ter de pagar. Ainda sobre convenções partidárias, no mesmo dia 20 de julho, sábado que vem, o candidato do PSOL- -Rede, Germano Lima, se tornará oficialmente candidato. Resta saber se sua candidatura será mantida até essa data. O PSOL cearense está dividido entre manter a candidatura de Germano ou apoiar o nome de Fernando Santana.

Leitão Moura perde força para ser vice

Inexplicavelmente, o senador Cid Gomes não se envolveu mais no confronto pela indicação do vice-prefeito do Crato. Cid, governador Elmano e ministro Camilo acertaram numa reunião na segunda (07), em Fortaleza, fazer uma troca: o PSB abre para o PT do cargo de vice-prefeito em Sobral. Em contrapartida, o PT desiste de chapa pura no Crato, descartando o nome de Pedro Lobo. A vaga, a princípio, será do PSB. Era entendimento das lideranças petistas no Crato, que Cid Gomes fosse pedir o lugar para o seu sogro, promotor aposentado Leitão Moura. Mas, estranhamente Cid Gomes não se mexeu. O prefeito Zé Ailton Brasil ficou aguardando uma ligação do senador Cid, que até agora não foi dada. Leitão Moura até ganhou fôlego com a desistência do suplente de deputado federal Rafael Branco, do PP, que saiu da disputa e declarou apoio a Leitão Moura. Ocorre, que sem um pedido formal de Cid Gomes, o PT se sentiu liberado para resolver a escolha de vice-prefeito de forma mais democrática, e ampliando as opções de nomes para ser companheiro de chapa do candidato André Barreto.

Pesquisa irá definir candidato a vice no Crato

O prefeito Zé Ailton Brasil mandou realizar uma pesquisa para avaliar o melhor nome para ser indicado vice-prefeito de André Barreto. Cinco nomes estão sendo pesquisados. Três são do PSB: Leitão Moura, Davi Araripe e Alex Saraiva. O PSOL apontou a professora Zuleide como uma alternativa para vice. E o desejo do presidente nacional do PDT, André Figueiredo, de escolher Dr Dudé como vice está vivo. Seu nome também consta na pesquisa das cinco alternativas. Nem adianta pressionar o prefeito Zé Ailton sobre os resultados. Esses só deverão ser conhecidos nesta quarta,17. E a primeira providência do prefeito Zé Ailton será mostrar os números para o candidato André Barreto, para o ministro Camilo e os deputados José Guimarães e Fernando Santana. Nenhum dos cinco nomes está fora do jogo. É verdade que Leitão Moura se fragilizou com a recusa de Cid Gomes fazer força para emplacá-lo como companheiro de chapa de André Barreto. Se na bolsa de apostas caiu a cotação de Leitão Moura, subiu muito a opção do ungido ser do PSB. E, hoje, o mais forte é Davi Araripe, bancado pelos laços familiares pelo ex-prefeito Samuel Araripe.

LINKS PATROCINADOS