Dois apagões marcam virada do ano em Aquiraz e Caucaia
Incidentes impactaram a vida de moradores e turistas gerando crítica ao fornecedor
(Foto: Reprodução)
01/01/2026 11:16
Um ano de paz e muita luz: esse era o desejo de quem escolheu os dois municípios da Região Metropolitana de Fortaleza para receber 2026. No entanto, a virada do ano nas duas cidades foi marcada por apagões que provocaram transtornos a moradores, turistas e comerciantes, entre a noite de quarta-feira (31) e a madrugada de quinta-feira (1º).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
O primeiro caso ocorreu na Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, um dos destinos mais procurados do litoral cearense no Réveillon. Moradores e visitantes relataram oscilações e quedas sucessivas de energia elétrica justamente no início das celebrações. Centenas de imóveis, e estabelecimentos comerciais, foram afetados, comprometendo preparativos de festas, funcionamento de equipamentos e a rotina de quem escolheu a região para celebrar a chegada de 2025. A situação gerou irritação e críticas direcionadas à Enel Distribuição Ceará, apontada por moradores por não ter se preparado adequadamente para o aumento previsível da demanda elétrica típico do período festivo. Em nota, a distribuidora informou que uma ocorrência na rede elétrica da região de Aquiraz impactou o fornecimento para alguns clientes do município. Equipes técnicas foram enviadas ao local e o serviço foi totalmente normalizado ainda na noite de quarta-feira.
O segundo apagão foi registrado na madrugada de quinta-feira (1º) e teve origem em uma ocorrência na Subestação Jurema, localizada em Caucaia. Segundo a Enel, o problema afetou clientes do próprio município e também de bairros de Fortaleza. A companhia informou que realizou manobras e transferências de carga na rede elétrica para reduzir os impactos, com a normalização completa do fornecimento pouco mais de uma hora após o início da ocorrência. As causas do incidente ainda estão sendo analisadas por equipes especializadas.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Apesar da rápida normalização nos dois casos, os episódios reacenderam questionamentos sobre a capacidade do sistema elétrico em períodos de alta demanda, especialmente em datas estratégicas como o Réveillon