Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Dia mundial do rádio: data é celebrada pela UNESCO

Rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e mais utilizados

Foto: Robinho/Plus FM

13/02/24 19:50

O Dia Mundial da Rádio foi proclamado pela 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 2011, e aprovado pela 67ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012. A data reservada foi 13 de fevereiro, data do aniversário da criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946. O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. No âmbito global, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio é capaz de moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, assim como de ser uma arena para que todas as vozes se manifestem, sejam representadas e ouvidas.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

As estações de rádio devem servir a diversas comunidades e oferecer uma ampla gama de programas, pontos de vista e conteúdos, além de refletir a diversidade dos públicos em suas organizações e operações. O rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e mais utilizados no mundo, segundo diferentes relatórios internacionais.  

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Qual foi a ideia original por trás do Dia Mundial do Rádio?

O Dia Mundial da Rádio é o resultado de um extenso processo de consulta que envolve todas as partes interessadas: associações de radiodifusão; rádios públicas, comerciais, comunitárias e internacionais; instituições, agências, programas e fundos das Nações Unidas; ONGs; universidades; fundações e agências bilaterais de desenvolvimento, bem como Comissões Nacionais da UNESCO e Delegações Permanentes que representam os seus Estados-membros – relativamente a uma proposta apresentada pela Academia Espanhola de Rádio.

Qual é o objetivo do Dia Mundial do Rádio?

O Dia Mundial do Rádio é uma oportunidade para celebrar o rádio como um meio de comunicação. É uma chance de promover a cooperação internacional entre emissoras de rádio, incentivar as principais redes e estações de rádio locais a promover o acesso à informação e à liberdade de expressão. O Dia Mundial do Rádio tem vários objetivos: conscientizar o público em geral e a mídia sobre o valor do serviço público de áudio; incentivar os tomadores de decisão a promover o rádio livre, independente e pluralista e fortalecer a rede e a cooperação internacional entre as emissoras.

Fonte: Unesco

LINKS PATROCINADOS