Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

“Dia D” de Multivacinação neste sábado para crianças e adolescentes até 14 anos

Foco é reduzir os riscos de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas

É hora de se vacinar

04/10/2023 10:58

Este sábado (7) será o “Dia D” da Campanha da Multivacinação no Ceará. Os municípios do Estado programa a intensificação da vacinação para que crianças e adolescentes possam atualizar o esquema vacinal. O intuito da Campanha é, além de manter a situação vacinal em dia, recuperar as coberturas, oportunizar a vacinação e reduzir os riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas no Estado e no País.

O Ceará iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação no último sábado (30), com ações nos Vapt Vupt do Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mobiliza os municípios do Estado para aderirem à ação, que segue até o dia 14 de outubro. O objetivo é analisar e atualizar a caderneta de vacinação de cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Os responsáveis devem levar a criança ou adolescente ao posto de saúde mais próximo à sua residência levando a caderneta, para que o profissional de saúde possa analisar a situação vacinal e indicar quais doses devem ser aplicadas. Caso não possua ou tenha perdido a caderneta, a criança também poderá ser identificada por outros documentos e ter a indicação vacinal via sistema. Por isso, a perda da caderneta não é impedimento para que a criança seja atendida.

É o que reforça o secretário executivo de Vigilância da Secretaria da Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto (Tanta): “se você tem uma criança que perdeu o cartão de vacina, não deixe de levar para vacinar por isso. Leve só um documento com foto que o identifique. O outro ponto que acho bastante importante em relação ao cartão de vacina é que às vezes temos a sensação que o cartão está completo. Pode ocorrer de uma ou outra dose ter sido perdida. Mesmo que ache que o cartão está completo, leve para o profissional de saúde checar”, destaca.

Mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas em todo território estadual durate a Campanha. Além dos postos de saúde, estarão abertas, neste sábado (7) as salas de vacina do Vapt Vupt Antônio Bezerra e Messejana, em Fortaleza, entre 8h e 16h30.

“Vá, neste sábado, na unidade de Saúde mais próxima da sua casa para atualizar o Cartão de Vacina da sua criança ou adolescente. Tenho certeza que no fim do ano vamos alcançar as metas da imunização do Estado. Vacinar é proteger”, reforça Tanta.

Campanha de Multivacinação no Ceará

O Ceará, ao lado de outros seis estados (Paraíba, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e São Paulo) aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação. No primeiro semestre de 2023, a multivacinação foi antecipada no Amazonas, no Acre e no Amapá. O objetivo é fazer com que o Estado continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus e que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes.

Além dos serviços nos postos de saúde, a multivacinação incentiva estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, por meio da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas dentro das escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.

Vacinas disponíveis

Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis durante as três semanas da Campanha, sendo elas: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP (tríplice bacteriana), Tetraviral (tríplice viral/varicela), HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto) e Menigocócica ACWY. Na oportunidade, também será intensificada a oferta da vacina para covid-19.

Confira

LINKS PATROCINADOS