Deputados estaduais pedem à Enel adiamento de cobrança de taxa
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Deputados estaduais pedem à Enel adiamento de cobrança de taxa

O pedido é que as empresas aguardem uma votação em Brasília

Foto: Marcos Moura

11/11/2022 11:19

Em reunião tensa na tarde desta quinta-feira, 10, com representantes de provedores de internet banda larga e da Enel Ceará para mediar o debate sobre as taxas de compartilhamento de postes de energia, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Fernando Santana (PT), pediu que as empresas aguardem a votação de um projeto de resolução que está em tramitação na Câmara dos Deputados e pode afetar os aumentos previstos nas tarifas.

Dessa forma, explicou Fernando Santana, o pedido é que tanto a Enel como provedores aguardem o fim dessa tramitação.

O parlamentar disse ainda que a empresa que não fará o cearense de "besta".

"Vocês não vão fazer o consumidor do estado do Ceará de besta. Ou a Enel muda ou ela se muda", disparou.

Os representantes da Enel, segundo o deputado, comprometeram-se a apresentar os pontos debatidos e a solicitação para que seja postergada a cobrança.

Roberto Cavalcante, diretor estadual da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abramulti), explicou que há um diálogo com a Enel desde fevereiro, mas a empresa encerrou as tratativas em outubro, e a reunião com a Alece busca sensibilizar para que a cobrança adicional não aconteça ou seja, pelo menos, postergada.

“Essa cobrança é adicional no valor do poste. As operadoras já pagam por esse poste e essa cobrança traz um aumento exponencial no valor. Provavelmente, é um custo que o provedor não consegue absorver e vai ser repassado para o consumidor final, com a expectativa negativa de aumento de até 70% (no valor) na internet do Ceará”, informou o diretor. A instituição tem 1.500 associados no Brasil e 200 no Ceará.

LINKS PATROCINADOS