Deputado Felipe Mota propõe CPI para investigar possíveis ligações do caso Epstein no Ceará
Pedido será protocolado na Alece e precisa de 16 assinaturas
10/02/2026 20:24
O deputado estadual Felipe Mota (União Brasil) anunciou, nesta terça-feira (10), que vai protocolar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A proposta tem como objetivo investigar possíveis conexões de predadores sexuais ligados ao caso Jeffrey Epstein com o Ceará.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
De acordo com o parlamentar, documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos citam Fortaleza e as praias de Morro Branco e Canoa Quebrada. Ele também mencionou a existência de e-mails trocados entre Epstein e o agente de modelos Jean-Luc Brunel nos quais cidades cearenses aparecem. Até o momento, não há confirmação oficial de autoridades brasileiras sobre a existência de vítimas no Estado relacionadas ao caso.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Para que a CPI seja instalada, é necessário o apoio mínimo de 16 deputados estaduais — equivalente a um terço dos 46 parlamentares da Casa. Até novembro do ano passado, o número exigido era de 12 assinaturas, mas uma emenda constitucional elevou o total necessário.
Felipe Mota informou que já conversou com o presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), e com o líder do Governo, Guilherme Sampaio (PT), em busca de apoio para a instalação da comissão. Segundo ele, a iniciativa deve focar na proteção de crianças e adolescentes e na apuração rigorosa das denúncias.
O deputado afirmou ainda que aguarda um posicionamento da base governista após o Carnaval sobre a adesão à proposta. Ele relembrou que, na década de 1990, o Ceará enfrentou problemas relacionados ao turismo sexual e destacou que o Estado não quer voltar a carregar esse estigma.
Se instalada, a CPI terá poderes de investigação semelhantes aos de autoridades judiciais, podendo convocar testemunhas, requisitar documentos e realizar audiências públicas para aprofundar a apuração.
