Deputada Jô Farias propõe criação do Dia Estadual do Brega no Ceará
A proposta visa reconhecer a relevância cultural do gênero musical no Ceará

(Foto: divulgação)
29/05/2025 11:09
Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) o Projeto de Lei 437/2025, de autoria da deputada estadual Jô Farias (PT), que propõe instituir o Dia Estadual do Brega no calendário oficial do Estado. A data escolhida, 14 de fevereiro, coincide com o Dia Nacional do Brega, recentemente sancionado pelo presidente Lula por meio da Lei 15.136/2025.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
A proposta visa reconhecer a relevância cultural do gênero musical no Ceará, onde o brega tem presença consolidada e é cultivado por diversos artistas locais. "A música brega não é apenas um gênero, é parte da nossa identidade cultural, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil", afirmou a deputada. Segundo ela, o projeto busca valorizar uma expressão popular que, por muito tempo, foi marginalizada.
Siga o canal do CN7 no Telegram
Com a sanção da lei nacional em maio deste ano, a oficialização da data no âmbito estadual reforça a ideia de preservação e reconhecimento de manifestações culturais que movimentam a economia criativa e envolvem uma ampla cadeia de produção musical e artística. Para a parlamentar, o brega representa mais do que entretenimento: é um componente do patrimônio cultural cearense.