sete dias sem medo da notícia
Deputada estadual Aderlânia Noronha propõe “Cartão Digital de Vacinação” no Ceará
Aderlânia Noronha
Por : Redação CN7
27/03/19 14:00

A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) apresentou, nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, o projeto de indicação nº 64/2019, que dispõe sobre a criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento de informações no âmbito do Estado do Ceará.

O Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo, dentre outros dados, o local, o lote de fabricação, data de vacinação e fabricante.

Aderlânia explica ainda que os dados referentes à vacinação deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, tanto pelo sistema público, quanto pelo sistema privado, sendo disponibilizados de forma eletrônica e via internet, por meio, inclusive, de aparelhos smartphone.

“Os dados armazenados devem ser utilizados para o planejamento de ações sanitárias, promoção de campanhas de conscientização, aquisições de vacinas e sua administração de forma adequada.” esclareceu a parlamentar.

O projeto prevê ainda que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará será a responsável pela criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento de informações, bem como pelo treinamento dos profissionais para que possam atualizar esse banco de dados.

Desafio

“As doenças endêmicas preocupam a saúde pública há muito tempo. As grandes endemias constituem hoje um dos maiores desafios, uma vez que atingem principalmente pessoas menos favorecidas”, destaca Aderlânia.

Diante da importância da questão, ela justifica que o Cartão Digital vai resolver o excesso de problemas que os cartões impressos apresentam, como por exemplo, a perda de carteiras, livros velhos inelegíveis e estragados de registro de vacinação.

LINKS PATROCINADOS