Danilo Forte protocola urgência para projeto que equipara crime organizado ao terrorismo
Medida recebeu 333 assinaturas dos 513 deputados federais
(Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
03/04/2025 15:14
O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) protocolou um requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que equipara o crime organizado ao terrorismo. A medida recebeu 333 assinaturas entre os 513 deputados da Câmara. O texto amplia as motivações do crime de terrorismo e estende a aplicação da Lei Antiterrorismo a organizações criminosas e milícias privadas.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
O texto também considera crimes contra infraestruturas críticas, como portos, aeroportos, hospitais e redes de energia, atos de terrorismo. Isso inclui o bloqueio intencional de serviços essenciais, como água, luz e internet.
"É preocupante o momento que estamos vivendo no estado do Ceará. A nossa liberdade de ir e vir, de empreender, de trabalhar está comprometida. A Economia paga um preço muito caro, porque empresas querem se impor pela violência, causando uma concorrência desleal e um enriquecimento ilícito de alguns aproveitadores que usurpam o direito dos investidores. E quem é prejudicado com tudo isso é a população", enfatizou Danilo Forte em entrevista ao programa de rádio Ceará News, na última sexta-feira (28).
Siga o canal do CN7 no Telegram
Se aprovado, o PL permitirá que a Lei Antiterrorismo seja aplicada a facções criminosas que pratiquem atos considerados terroristas como forma de retaliação a políticas públicas. A legislação também abrangeria situações em que esses grupos busquem demonstrar domínio territorial ou exercer poder paralelo ao Estado.