Danilo Forte mobiliza Câmara para apurar citações ao Ceará no caso Jeffrey Epstein

O deputado destacou a abertura de uma CPI na Alece para investigar o caso

(Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

(Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

13/02/2026 14:52

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) destacou, durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, a importância de apurar referências ao Ceará em documentos divulgados pelo FBI no âmbito das investigações envolvendo o empresário norte-americano Jeffrey Epstein. Segundo o parlamentar, as informações tornadas públicas indicariam possíveis conexões entre redes internacionais de exploração sexual e tráfico humano e o desaparecimento de jovens e crianças cearenses.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Diante disso, Danilo Forte destacou que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deverá instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Humano, a partir de requerimento apresentado pelo deputado estadual Felipe Mota. O deputado relatou que as investigações conduzidas nos Estados Unidos mencionam a atuação do francês Jean-Luc Brunel no Ceará, com passagens por cidades, sobretudo do litoral, onde jovens teriam sido abordadas sob a promessa de oportunidades profissionais no exterior. Conforme o discurso, essas pessoas acabariam inseridas em esquemas de exploração fora do país.

Danilo Forte afirmou que a CPI estadual terá como objetivo esclarecer o destino de pessoas desaparecidas, identificar possíveis redes de facilitação, apurar eventuais falhas nos sistemas de controle e segurança pública e compreender como essas vítimas teriam sido levadas para outros países, como Estados Unidos e nações europeias.

O parlamentar também informou que, a pedido de Felipe Mota, solicitou audiências com autoridades federais responsáveis pelo tema, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Para Danilo Forte, a articulação entre a CPI da Alece, o Congresso Nacional e órgãos federais pode contribuir para o esclarecimento dos fatos, a responsabilização de eventuais envolvidos e a prestação de informações às famílias cearenses afetadas pelos casos investigados.

Assista ao vídeo:

Vídeo: Danilo Forte mobiliza Câmara para apurar citações ao Ceará no caso Jeffrey Epstein - Vídeo 1
Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS