Danilo Forte entra na disputa por vaga para Tribunal de Contas da União

Com aposentadoria de Aroldo Cedraz, uma cadeira da Corte fica vaga

Danilo Forte

Danilo Forte

16/10/2025 8:40

O deputado federal Danilo Forte (União-CE) é um dos nomes cotados para assumir vaga no Tribunal de Contas da União (TCU), que será aberta em fevereiro de 2026 com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz, que completará 75 anos e terá de se aposentar compulsoriamente da Corte. A informação é da coluna de Igor Gadelha, desta quinta-feira (16), no site Metrópoles.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A vaga é de indicação da Câmara e estava prometida para o PT, por ter apoiado a candidatura de Hugo Motta para a presidência da Casa, mas partidos como União Brasil, PP e PSD querem disputar a cadeira.o Centrão não quer dar continuidade ao acordo.

Siga o canal do CN7 no Telegram

"Na avaliação de um importante líder do Centrão ouvido pela coluna, o PT não teria votos suficientes na Câmara para aprovar a indicação de um nome ligado ao partido para a Corte de Contas", escreve Gadelha.

O colunista ainda traz que "caciques do Centrão avaliam que a própria posição do PT na área fiscal, vista como incompatível com a agenda de partidos mais liberais, atrapalha a tentativa da sigla de indicar um ministro para o TCU".

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS