Danilo critica consórcio escolhido para transmissão de energia no Nordeste
A denúncia ocorreu durante audiência no Senado sobre o PDL 365/2022
(Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
05/07/2023 17:56
O deputado federal, Danilo Forte (União Brasil), criticou a empresa escolhida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para fazer a transmissão de energia no Nordeste. O parlamentar denunciou que o consórcio Gênesis, vencedor do leilão, é composto por empresas de transportes de cargas, sem experiência no setor. A denúncia ocorreu durante audiência no Senado sobre o PDL 365/2022.
Participe do grupo do CN7 no WhatsApp
"A Aneel acabou de realizar um leilão para transmissão e vejam vocês como ela trata tão bem o Nordeste. A empresa que ganhou o leilão é uma empresa de transporte de cargas, para fazer a transmissão no Nordeste. É uma empresa que não tem nenhuma expertise na área de transmissão de energia, o que vai gerar inclusive mais um problema para nós da região do Nordeste. Uma empresa que o CEO, o representante, responde processo por estelionato", denunciou Danilo Forte.
Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram
Após a denúncia do deputado cearense, o senador Otto Alencar (PSD-BA) sugeriu que o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, vá ao Senado prestar explicação sobre o consórcio ganhador de dois lotes do 1º Leilão de Transmissão de 2023. "A gravidade é tão grande que merece inclusive uma ação por parte do parlamento porque uma licitação ganha por alguém que é transportador de carga, sinceramente eu acho que de tudo mais grave que eu ouvi aqui foi isso", disse o senador.
Assista ao vídeo da denúncia: