Danilo Forte defende CPMI do Banco Master e cobra transparência de instituições

O parlamentar disse que a dimensão do episódio afeta a autonomia do Banco Central

(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

03/02/2026 20:36

Durante coletiva para protocolar o pedido de abertura da CPMI do Banco Master, nesta terça-feira (03), o deputado federal Danilo Forte (União Brasil) afirmou que o Congresso tem obrigação constitucional de investigar o caso e cobrou transparência das instituições públicas diante do que classificou como um escândalo com impacto no sistema financeiro.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Danilo Forte citou a CPI do INSS como exemplo de como fraudes podem atingir diretamente aposentados e famílias em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, a Câmara aprovou um projeto de lei, relatado por ele, para impedir descontos indevidos por entidades fraudulentas em benefícios previdenciários.

Ao tratar do Banco Master, o parlamentar disse que a dimensão do episódio compromete a credibilidade do mercado e afeta a autonomia do Banco Central. Na avaliação do deputado, a resposta institucional precisa ser clara e firme para evitar erosão de confiança.

O deputado também defendeu que o Legislativo exerça o papel fiscalizatório previsto na Constituição. Para o parlamentar, não há instituições imunes ao debate público quando o tema envolve transparência e responsabilidade.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Danilo Forte afirmou que o Brasil enfrenta insegurança jurídica, o que, segundo ele, afasta investimentos e limita oportunidades de emprego. Ele declarou apoio à iniciativa de parlamentares que protocolaram o pedido e defendeu apuração e punição aos responsáveis.

Assista ao vídeo da coletiva:

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS