Danilo prepara lei para devolver todo dinheiro roubado dos aposentados
Estima-se que até R$ 91 bilhões possam ter sido subtraídos

(Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
18/06/2025 13:00
O Congresso Nacional instalou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) destinada a investigar desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que até R$ 91 bilhões possam ter sido subtraídos de mais de nove milhões de beneficiários da Previdência, em um dos maiores escândalos recentes envolvendo recursos públicos federais.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Paralelamente à instalação da CPMI, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1846/2025, que tem como relator o deputado federal Danilo Forte (União Brasil). A proposta busca garantir a devolução dos valores subtraídos aos aposentados e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
"Esse dinheiro tem que ser devolvido. Ninguém pediu para ser roubado", afirmou Danilo Forte em vídeo publicado nas redes sociais. O parlamentar também criticou a ausência de resposta do Governo Federal diante da denúncia. "Já se passaram mais de 50 dias desde que o escândalo veio à tona. Não divulgaram os nomes dos prejudicados nem o valor exato dos desvios", disse.
Siga o canal do CN7 no Telegram
O PL relatado por Danilo Forte prevê a restituição integral dos valores retidos indevidamente, independentemente do período em que ocorreram os descontos. Segundo o deputado, até agora apenas três dos mais de nove milhões de possíveis lesados buscaram formalmente ressarcimento, número que ele considera alarmante diante da dimensão do problema.
Assista ao vídeo: