Danilo Forte articula avanço de projeto que equipara facções a organizações terroristas

Derrite retoma mandato para relatar projeto de Danilo Forte ainda em novembro

Reprodução: Redes Sociais

Reprodução: Redes Sociais

29/10/2025 10:21

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) articula a tramitação do projeto de lei que equipara organizações criminosas e milícias a grupos terroristas. A proposta, de autoria do parlamentar cearense, deve ser relatada pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), que planeja retomar temporariamente o mandato na Câmara ainda em novembro para concluir o parecer e levar o texto a votação.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

A definição foi acertada em reunião nesta terça-feira (28), da qual participaram Danilo Forte, Derrite, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ). Inicialmente, a relatoria estava com Nikolas, mas, segundo Forte, o acordo prevê que Derrite finalize o texto nas próximas semanas.

O projeto, que já teve regime de urgência aprovado em maio, propõe estender a Lei Antiterrorismo às facções criminosas e milícias privadas. Forte defende que a medida dará mais agilidade no combate ao crime organizado e permitirá uma atuação mais firme do Estado.

Siga o canal do CN7 no Telegram

“O Brasil precisa reagir com rigor. As Forças Armadas têm um papel importante nesse enfrentamento e podem ajudar a proteger os brasileiros”, afirmou o parlamentar.

Derrite, que deve disputar o Senado em 2026, adota estratégia semelhante à que usou na aprovação do projeto que acabou com as saídas temporárias de presos: reassumir o mandato parlamentar para concluir a votação de propostas de segurança pública que considera prioritárias.

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS