Danilo Forte amplia projeto sobre fraudes no INSS e inclui investigação sobre consignado - CN7

Danilo Forte amplia projeto sobre fraudes no INSS e inclui investigação sobre consignado

O novo relatório do PL deve ser apresentado nesta terça-feira (8)

Danilo Forte amplia projeto sobre fraudes no INSS e inclui investigação sobre consignado

(Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

07/07/2025 15:32

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil), relator do projeto de lei que propõe o combate aos desvios na folha de pagamento dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), decidiu incluir no texto medidas para coibir descontos indevidos relacionados a empréstimos consignados. A informação é da Folha de S.Paulo.

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O novo relatório do PL 1546/2024 deve ser apresentado nesta terça-feira (8). A proposta ganhou força após a operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em abril, que revelou fraudes envolvendo benefícios previdenciários. Desde então, cerca de 60 projetos sobre o tema foram apresentados na Câmara dos Deputados e agora estão sendo incorporados ao texto original.

Para Danilo Forte, há semelhança entre os mecanismos usados para aplicar golpes nos benefícios e nos empréstimos consignados. Ele afirma que a Dataprev continua sendo remunerada pela operacionalização desses serviços na folha de pagamento dos aposentados.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O ex-presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou, em audiência pública no dia 02 de julho, que a operacionalização dos consignados era a principal fonte de receita da Dataprev durante sua gestão. Ainda de acordo com ele, o INSS também se beneficia com esse modelo, pois reduz em até R$ 400 milhões por ano os custos fixos com sistemas que antes arcava sozinho.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS