Dados da Fiocruz apontam que a variante Ômicron está presente em mais de 99% dos casos de Covid

O período analisado é entre 1 de dezembro de 2021 e 22 de janeiro de 2022

26/01/22 19:23

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (26) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a variante Ômicron está presente em mais de 99% dos casos de Covid-19. O primeiro caso da nova cepa, no Ceará, foi registrado há um mês. Os dados são da Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz Ceará, que analisou 966 exames positivos para o novo coronavírus, entre 1 de dezembro de 2021 e 22 de janeiro de 2022.

Ainda de acordo com o relatório da Fiocruz, o estado do Ceará não havia registrado circulação da variante até a terceira semana de dezembro. Porém, de forma repentina, 34% dos testes apresentaram resultados positivos para a Ômicron. Na semana entre as festas de Natal e Réveillon, o número subiu 78% e chegou a 97% na primeira semana de janeiro.

Dados coletados no último sábado (22), que corresponde a terceira semana epidemiológica de 2022, mostram que a variante Ômicron prevalece quase que de forma absoluta nos testes averiguados. “Em um curto período, a variante Delta praticamente desapareceu de circulação”, informou a Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz Ceará.

Se proteja

A Fiocruz Ceará informou que mesmo que os casos positivados para a Covid-19 estejam, em sua grande maioria, se apresentando com sintomas leves, a população não deve se descuidar uma vez que a taxa de transmissibilidade da Ômicron é altíssima. Entre as medidas estão:

  • Fortalecer as medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso de EPI;
  • Manter o uso de máscaras N95 ou PPF2;
  • Intensificar as medidas de higiene pessoal;
  • Evitar aglomerações;
  • Acompanhar o calendário de vacinação e receber a 3ª dose contra o vírus.

O órgão ainda reforça que é importante estar em dias com o esquema vacinal contra a Covid. Isso porque, pessoas que tomaram a dose de reforço apresentam maior níveis de proteção contra a Ômicron e a outras Variantes de Preocupação (VOCs).

LINKS PATROCINADOS