Criminosos armados aterrorizam zona rural de Aratuba; moradores são expulsos de suas casas
Grupo utiliza fuzis, carabinas, revólveres e pistolas como forma de intimidação
 
        (Foto: Reprodução/WhatsApp)
31/10/2025 9:20
Um grupo criminoso fortemente armado vem aterrorizando a zona rural do município de Aratuba, no Maciço de Baturité. Armados com fuzis, carabinas, revólveres, pistolas e grande quantidade de munições, os integrantes do bando são suspeitos de expulsar moradores de comunidades como Iboaçu e Gato Morto. De acordo com relatos de moradores da região, várias famílias já foram obrigadas a abandonar suas casas, e os poucos moradores que permanecem vivem em constante pânico.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Um morador que preferiu não ser identificado descreveu o clima de tensão: “A situação em Aratuba é delicada. A população vive um terror. As poucas pessoas que continuam em suas residências, no Ibuçu e no Gato Morto, vivem apavoradas com medo dessa violência que tomou de conta do município.” Afirmou.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) está investigando as ações criminosas ocorridas em Aratuba. A SSPDS reforça a importância do registro de Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia ou de forma online, pela Delegacia Eletrônica (Deletron), no site delegaciaeletronica.ce.gov.br. A unidade responsável pela investigação dos crimes na cidade é a Delegacia de Guaramiranga.
Ainda segundo a SSPDS, de janeiro a setembro deste ano, Aratuba registrou nove Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). No mesmo período, 13 pessoas foram capturadas em decorrência de flagrantes e mandados de prisão, conforme dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Siga o canal do CN7 no Telegram
Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que o policiamento em Aratuba é realizado por equipes do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM). A região também recebe reforço de unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), em situações de maior complexidade.
Denúncias podem ser feitas à Delegacia de Guaramiranga, pelo telefone (85) 3321-1338. O sigilo e o anonimato são garantidos.
