Pesquisa alerta para uso de redes sociais por facções criminosas - CN7

Pesquisa alerta para uso de redes sociais por facções criminosas

Projeto em tramitação na Câmara tenta proibir publicações relacionadas

Pesquisa alerta para uso de redes sociais por facções criminosas

28/12/2020 9:59

Levantamento realizado pelo Instituto igarapé em parceria com o jornal O Globo, aponta o crescimento do uso das redes sociais como meio de comunicação essencial para o narcotráfico e para as facções do crime organizado.

De acordo com o estudo, elas têm sido usadas tanto no recrutamento da mão de obra criminosa quanto para fazer propaganda dos crimes. Vídeos de execuções bárbaras têm sido publicados em redes como Youtube, Telegram e WhatsApp.

"O objetivo não é apenas assustar os oponentes, mas também enviar uma mensagem às comunidades locais demonstrando quem manda", escreveram em artigo recente na Foreign Policy os pesquisadores Robert Muggah e Pedro Augusto Francisco.

O Globo lembra em artigo publicado nesta segunda-feira (28) que tramita no Congresso um projeto de lei, do deputado Capitão Wagner (PROS-CE), tentando proibir publicações ou compartilhamentos que façam propaganda ou endossem atos criminosos.

Publicidade
Publicidade
CAU-BANNER-SITE-SEU-IPTU-SALVA-UMA-VIDA-300X300-V02

LINKS PATROCINADOS