sete dias sem medo da notícia
Covid: prefeitos alertam para cenário mais trágico sem oxigênio e medicamentos
Documento foi enviado ao presidente Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Por : Redação CN7
18/03/21 14:20

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) informou ter enviado hoje (18) ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministério da Saúde um alerta sobre a possibilidade de, nos próximos dias, faltar oxigênio e medicamentos para sedação de paciente intubados.

Os prefeitos pedem “providências imediatas para suprir essas carências” no momento mais dramático da pandemia da Covid.

“O aumento sem precedentes no número de contaminados com o coronavírus e da demanda por atendimento hospitalar aponta para um cenário potencialmente ainda mais trágico já nos próximos dias”, diz trecho da nota divulgada pela entidade.

Segundo a FNP, já há registros em todo o país da escassez de oxigênio e medicações.

“A União poderá reforçar a aquisição dos medicamentos e também tem prerrogativa de determinar redirecionamento de insumos e produtos”.

Os prefeitos afirmam, ainda, não ser “razoável que pessoas, cidadãos brasileiros, sejam levados à desesperadora morte por ‘afogamento’ no seco, ou que sejam amarrados e mantenham a consciência durante o delicado e doloroso processo de intubação e depois na sua longa permanência”.

O temor é o de que “cenas trágicas e cruéis recentemente presenciadas em Manaus se repitam em outras cidades brasileiras”.

LINKS PATROCINADOS