Corpo em estado de decomposição é encontrado no Vicente Pinzón - CN7

Corpo em estado de decomposição é encontrado no Vicente Pinzón

Apesar dos esforços do estado, bairro segue em escalada de violência

Corpo em estado de decomposição é encontrado no Vicente Pinzón

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

23/08/2025 11:46

O bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, voltou a registrar um episódio de violência na manhã deste sábado (23). Um corpo do sexo masculino foi localizado em avançado estado de decomposição em um terreno baldio da região. De acordo com moradores, o forte mau cheiro chamou atenção e levou à descoberta do cadáver, que estava em condições que impossibilitam, por enquanto, identificar a causa da morte, a idade da vítima ou a sua identidade. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada e o caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Policia Civil do Ceará (PCCE).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

O achado ocorre em meio a uma escalada de violência que preocupa autoridades e moradores. Em julho de 2025, a Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) — que inclui o Vicente Pinzón — registrou o maior número de homicídios desde 2017: foram 12 assassinatos, dos quais 10 ocorreram dentro do próprio bairro. O aumento é atribuído à disputa entre facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE). Nos dias 7 e 8 de julho, quatro pessoas foram baleadas, uma delas morta, em ações criminosas na comunidade. Já em 8 de agosto, duas crianças, de 2 e 7 anos, além de uma mulher e um homem de 29 anos, foram atingidos por disparos. Todos sobreviveram, mas a criança mais velha precisou de internação hospitalar.

As forças de segurança intensificaram as operações no bairro. Entre 1º de julho e 21 de agosto, 101 pessoas foram capturadas e 49 armas de fogo retiradas de circulação.
• Em 9 de julho, um trio suspeito de homicídio foi preso em flagrante com armas e drogas.
• Em 14 de julho, policiais apreenderam grande quantidade de drogas, um revólver e munições com dois suspeitos.
• Em 16 de julho, um jovem de 21 anos foi preso portando armas, drogas, munições e até granadas, que precisaram ser detonadas pelo BOPE.
• Em 17 de julho, dois suspeitos foram detidos por homicídio, e armas de fogo foram apreendidas durante uma operação no Condomínio Alto da Paz.
Mais recentemente, em 18 de agosto, um revólver calibre .38 e munições calibre .357 foram recolhidos em nova ação policial.
Cenário de insegurança
Os números e os episódios recentes reforçam a gravidade da situação no Vicente Pinzón.

Siga o canal do CN7 no Telegram

O bairro permanece marcado por confrontos entre facções, intensas operações policiais e o medo diário da população, que convive com a violência atingindo até mesmo crianças. O achado do corpo neste sábado é mais um retrato desse quadro de insegurança que desafia as autoridades.

Publicidade
Publicidade

LINKS PATROCINADOS