Consórcio proíbe entrada de caminhões da Prefeitura de Sobral no aterro sanitário
Fato pode impactar diretamente o acúmulo de lixo nas ruas do município

(Foto: reprodução/vídeo)
14/04/2025 12:29
O Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS) impediu o acesso de caminhões de lixo da Prefeitura de Sobral ao aterro sanitário regional, sob a justificativa de atraso no pagamento dos serviços de destinação de resíduos. Segundo o consórcio, a inadimplência da gestão municipal soma 104 dias.
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
Em nota oficial, o CGIRS informou que, embora Sobral continue realizando a coleta e destinação dos resíduos de forma diária, os repasses financeiros estão pendentes desde janeiro de 2025. A situação, conforme o consórcio, compromete o financiamento das operações e a manutenção da infraestrutura de gestão de resíduos na região.
"O consórcio, enquanto entidade sem fins lucrativos, depende integralmente dos repasses financeiros realizados pelos municípios consorciados para viabilizar a continuidade e operacionalização dos serviços", afirma o documento. A nota ainda destaca que a Justiça indeferiu o pedido de tutela feito pela Prefeitura de Sobral para impedir a suspensão dos serviços, reconhecendo o direito do CGIRS de restringir o acesso ao aterro em caso de inadimplência.
Siga o canal do CN7 no Telegram
A medida resultou na paralisação de caminhões de coleta, o que pode impactar diretamente o acúmulo de lixo nas ruas do município.
Confira a nota completa:
