sete dias sem medo da notícia
Mais vacinas
Consórcio Nordeste acerta a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V
O governador do Ceará, Camilo Santana, negocia a quantidade de doses que vai receber
Sputnik V
Por : Redação CN7
13/03/21 9:16

O consórcio formado pelos nove estados do Nordeste fecharam a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, e distribuída pela União Química, no Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12) pelos governadores da Bahia, Rui Costa (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT).

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), negocia a quantidade de doses que o Estado vai receber do imunizante. A assinatura do contrato para a compra das vacinas deve acontecer na próxima semana. Porém, a distribuição dos imunizantes só vai ser iniciada no mês de abril, e as demais doses devem chegar nos meses seguintes: maio, junho e julho, quando será encerrada a transferência do lote. Todas as vacinas vão ser incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

A Sputnik V ainda não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial.

Sputnik V no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V. A distribuição vai acontecer em três meses: 400 mil até o fim de abril, mais 2 milhões até o fim de maio e outras 7,6 milhões em junho. Porém, a pasta afirmou que o pagamento só vai ser efetuado mediante autorização da Anvisa para uso emergencial.

Mais cedo, a Anvisa havia explicado que espera os dados de segurança e eficácia da vacina, além do pedido da União Química para começar as análises sobre a Sputnik V. A eficácia do imunizante, segundo a revista científica The Lancet, é de 91,6%.

LINKS PATROCINADOS