sete dias sem medo da notícia
Conselho Regional de Farmácia do Ceará alerta para os riscos da automedicação
Por : Redação CN7
22/09/17 9:24

Levantamento do Sistema Nacional de Informações Tóxico – Farmacológicas (SINITOX) revela que os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil, superando o uso de agrotóxicos. No Ceará, nos últimos três anos, 566 atendimentos foram realizados no Centro de Assistência Toxicológica do Instituto Dr. José Frota, de pessoas vítimas de intoxicação medicamentosa acidental.

Para alertar a população e diminuir essa estatística, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará realiza na próxima terça-feira (26) uma manhã de serviços gratuitos no Mercado São Sebastião para orientar a população quanto ao uso correto e seguro de medicamentos. A população ainda poderá aferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia com a ação de voluntários – farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia.

As atividades têm como objetivo informar a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de alertar sobre os problemas causados pela automedicação e a importância da prescrição, orientação e administração adequada de medicamentos.

“Se a população não tiver acesso a profissionais capacitados, comprometidos e responsáveis para orientar sobre o uso correto do medicamento, todo o potencial terapêutico se perde, com amplas possibilidades de danos e, por vezes, irreversíveis. E nas farmácias e drogarias, o uso seguro dos medicamentos pode ser garantido com o atendimento do farmacêutico, gratuito aos usuários”, destaca a presidente do CRFCE, Dra. Emília Pimentel.

A dirigente ainda ressalta que a automedicação pode gerar doses acima do permitido ou desnecessárias, interrupção do uso do medicamento antes do prazo ou o não conhecimento dos efeitos colaterais das suas substâncias. Como consequência, o paciente pode ainda camuflar patologias mais graves, potencializar, inibir ou anular o efeito de outros medicamentos que já estejam sendo ministrados, dependência química e até óbito.

Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos e Perigo da Automedicação
Local: Mercado São Sebastião (Rua Clarindo de Queiroz, 1745, Fortaleza)
Data: 26 de setembro de 2017
Horário: de 8 às 12 horas
Serviços: orientação quanto ao uso racional de medicamentos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia

LINKS PATROCINADOS