Conselheiro Vicente Aquino detalha projeto que vai levar internet para escolas
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Conselheiro Vicente Aquino detalha projeto que vai levar internet para escolas

Serão investidos R$ 3,1 bilhões

A Comissão de Infraestrutura (CI) realiza sessão semipresencial para analisar a indicação de autoridades à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Indicado para recondução ao cargo de membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Bandeira de Aquino Neto em pronunciamento. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

26/05/2023 16:12

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, deu detalhes sobre o projeto Aprender Conectado, que vai levar levar internet às escolas públicas de educação básica rurais, urbanas e algumas situadas em áreas indígenas e quilombolas. Para isso, serão investidos R$ 3,1 bilhões. As informações são do colunista Inácio Aguiar, do Diário do Nordeste.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

A expectativa é que 10 mil escolas sejam beneficiadas com o programa. Dessas instituições de ensino que não possuem qualquer acesso à internet, 92% estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com Vicente Aquino, que também é presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), a ideia é usar internet via satélite para a região da Amazônia e a fibra ótica no Nordeste.

O financiamento será feito com recurso privado, resolvido no leilão do 5G.   

Na fase piloto, a Anatel escolheu 177 escolas em dois municípios em cada uma das cinco regiões do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). A conclusão da fase piloto ocorrerá com a entrega do kit de informática e aguarda apenas a assinatura de contrato. O kit é composto por projetores, telas de projeção, carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, notebooks para os professores e notebooks educacionais para os alunos, totalizando 6.241 equipamentos. A previsão é que até o final do primeiro semestre as escolas já tenham recebido todo o material.

Conectividade no Ceará

O conselheiro Vicente Aquino revelou que apenas três, das 750 unidades da rede estadual, estão sem conexão com a internet. Porém, em relação às escolas municipais, são 122 unidades desconectadas.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

LINKS PATROCINADOS