Hidrogenio verde e o combustivel do futuro
eusebio junino

Conselheiro Rholden Queiroz é eleito novo presidente do TCE-CE

Eleição ocorreu de forma presencial

(Foto: reprodução/TCE)

15/11/23 10:06

O conselheiro Rholden Botelho de Queiroz foi eleito, nesta terça-feira (14), presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) para o biênio 2024/2025. A votação ocorreu de forma presencial. O colegiado elegeu, também, o conselheiro Valdomiro Távora para o cargo de Vice-Presidente; o conselheiro Edilberto Pontes, para Corregedor; e a conselheira Patrícia Saboya, como Ouvidora.

Participe do grupo do CN7 no WhatsApp

A escolha dos novos dirigentes ocorreu por ordem de antiguidade, encerrando com a votação com o atual presidente. Foram à urna os conselheiros Alexandre Figueiredo (decano), Soraia Victor, Edilberto Pontes, Rholden Queiroz, Patrícia Saboya, Ernesto Saboia e Valdomiro Távora.

“Alegria, Gratidão e Missão. Estou há 16 anos no Tribunal, já assumi várias funções e só posso dizer que, do fundo do meu coração, quero muito bem a esse Tribunal. Eu acho que foi isso que vossas excelências viram em mim, e elegeram o meu nome para essa função. Me lembro de frase do Papa Pio XI, de que ‘a política é a mais alta forma de caridade’. A política como arte de articular interesses em prol do bem comum, com boas políticas públicas, para que o serviço chegue ao cidadão de forma correta. Tenho certeza que não estarei só, conto com todos e estarei aberto para ouvir e tentar acertar”, declarou o novo presidente da Corte, Rholden Queiroz.

Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram

Perfil do novo presidente

Empossado como Conselheiro do TCE Ceará em 6 de junho de 2012, foi o primeiro Procurador de Contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público Especial junto a esta Corte. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de Procurador de Contas junto ao TCE Ceará, exerceu desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, a função de Procurador-Geral, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. Ocupou o cargo de Corregedor – biênio 2014/2015. Foi eleito para o cargo de Vice-Presidente do TCE nos biênios 2016/2017 e 2018/2019.

É graduado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1998). Concluiu, em 2002, especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Em 2005, obteve o título de Mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de Doutor em Direito Constitucional, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. É membro da Academia Cearense de Direito e autor de livros e artigos dentro da temática do controle externo e do orçamento público. Atualmente, preside a Comissão de Jurisprudência do TCE Ceará.

LINKS PATROCINADOS