Conselheiro da OAB pede celeridade no acesso de advogados aos autos
A solicitação foi feita pelo Conselho Federal da OAB à PF
 
        Conselheiro estadual e presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo da OAB Ceará, Igor Rodrigues. (Foto: reprodução/Instagram)
30/07/2023 13:59
O conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Igor Rodrigues, apresentou, em sessão do Conselho Pleno, a solicitação da OAB Nacional à Polícia Federal (PF) para maior celeridade no acesso de advogados a cópias de inquéritos.
Participe do grupo do CN7 no WhatsApp
O Conselho Federal da OAB manifestou preocupação em relação às prerrogativas da advocacia no âmbito da instituição pelo aumento do tempo de análise dos pedidos feitos por advogados e advogadas para terem acesso a cópias de peças de procedimento policial. A PF estendeu o prazo de 48h para três dias para a defesa obter cópia de inquérito policial.
"Nada justifica, como vem ocorrendo, ocorrer uma operação, como, por exemplo, da Procap, que o advogado demore três semanas, um mês, para ter acesso aos autos. Se há uma operação, é necessário que se prepare antes, porque vai ter um advogado pedindo a cópia dos autos", explicou o conselheiro.
Inscreva-se no canal do CN7 no Telegram
O advogado reforçou a solicitação da OAB Nacional para que a PF adote providências para que a advocacia tenha acesso às informações dos jurisdicionados o mais rápido possível. "A operação foi realizada, já deve haver um servidor com a cópia preparada para apresentar ao advogado", avaliou.
Assista ao vídeo:
