Conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, informa chegada da telefonia 5G ao Ceará no mês de agosto
PORTALCN71-740x90_TAUApx1-
SS-155_24) - BANNERS PORTAIS CORRIDA-JORNAL DO CARIRI-970x120px
970 X 120 PX copy
Hidrogenio verde e o combustivel do futuro

Conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, informa chegada da telefonia 5G ao Ceará no mês de agosto

Declaração foi dada durante palestra na Assembleia Legislativa do Ceará

(Foto: reprodução)

09/08/2022 16:48

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino, informou nesta terça-feira (9), durante palestra na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), que a tecnologia 5G deve chegar ao Ceará ainda neste mês de agosto.

"Será uma revolução na internet e nas redes sociais, a entrada em funcionamento do 5G. É uma grande vitória para o Brasil", assegura o conselheiro Vicente Aquino.

Edital

Inicialmente, o edital do leilão 5G previa que a infraestrutura necessária à ativação do sinal deveria ocorrer até 31 de julho em todas as capitais, mas o próprio Gaispi pediu à Anatel que o prazo fosse prorrogado por 60 dias a fim de contornar problemas logísticos que atrasaram a entrega de equipamentos importados da China.

Pelas regras do edital, as operadoras de telefonia móvel que participaram do certame têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. O adensamento da cobertura de 5G em 3,5 GHz nas capitais deve ser concluído até julho de 2025, devendo a nova tecnologia estar presente em todos os municípios até 2029.

Na semana passada, foi sancionada a Lei 14.424/2022 que autoriza as operadoras de telefonia a instalarem infraestrutura de telecomunicações em áreas urbanas, caso o órgão competente não se manifeste sobre o pedido em 60 dias. Conhecida como silêncio positivo, a autorização deve facilitar a implantação das antenas 5G de internet no Brasil.

Interferências

Para contornar possíveis interferências causadas a pessoas que utilizam antenas parabólicas da chamada Banda C, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) da Anatel criou um programa para distribuir, gratuitamente, a famílias carentes das capitais brasileiras registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, kits contendo novas antenas digitais, conversores e cabos. O pedido do kit e a instalação dos aparelhos podem ser feitos por meio do site do Programa de Distribuição de Kits, criado pela EFA.

Com informações da Agência Brasil.

LINKS PATROCINADOS