Conjuntivite pode ser sintoma de cororonavírus

12/03/20 19:10

A Academia Americana de Oftalmologia compartilhou, nesta semana, informações importantes sobre a relação do novo tipo de coronavírus (2019-nCoV) com a saúde dos olhos. Segundo estudos publicados recentemente pela The Lancet, o vírus não apresenta tão alta letalidade quanto outros coronavírus, mas além dos sintomas já conhecidos da doença, também pode causar conjuntivite e ser transmitido por contato com aerossóis da conjuntiva.

“Ou seja, é possível que os pacientes com conjuntivites virais possam ter contraído o vírus antes de aparecerem os demais sintomas. Esse contágio pode ocorrer por meio de gotículas no ar em contato com a conjuntiva do olho”, alerta Massilon Vasconcelos, médico oftalmologista. Entre as outras possíveis complicações que podem ser causadas pelo vírus, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, estão a febre e insuficiência respiratória.

“Não tocar o nariz, boca e principalmente os olhos é uma dificuldade dos brasileiros, mas, nesse momento não tem saída, devemos evitar. Destaco os olhos como principal zona de cuidado, pois é uma porta de entrada para muitas outras doenças”, frisa Massilon.

O médico ressalta a importância de procurar um atendimento oftalmológico e, caso a conjuntivite venha acompanhada de outros sintomas no corpo, realizar o diagnóstico precocemente da doença para identificar quanto antes o vírus.

Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na noite da última quarta-feira (11), o Brasil tem 52 casos confirmados do coronavírus. Tendo em vista a propagação da doença em todo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que há uma pandemia de Covid-19.

LINKS PATROCINADOS