Conin descarta “plano B” e confirma Elmano como candidato ao Abolição pelo PT

Declaração foi dada em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

01/02/2026 11:59

O presidente estadual do PT no Ceará, Antônio Conin, descartou qualquer possibilidade de troca do candidato ao Governo do Estado em 2026 e afirmou que o governador Elmano de Freitas será o nome da sigla para disputar a reeleição. Em entrevista concedida neste domingo (1º) ao jornal O Estado de S. Paulo, Conin foi direto ao afirmar que "não existe plano B".

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

Segundo ele, mesmo diante das especulações sobre uma eventual candidatura do ministro da Educação, Camilo Santana, o partido mantém a estratégia de consolidar Elmano como principal liderança no projeto eleitoral estadual. "Elmano é o candidato", declarou Conin, reforçando que a prioridade do PT é trabalhar para ampliar a presença política do governador no interior e fortalecer as ações do governo.

Na avaliação do dirigente petista, a eventual saída de Camilo do MEC não teria como objetivo substituir Elmano na corrida eleitoral, mas sim ampliar o apoio ao governador. Conin afirmou que, caso o ministro retorne ao Ceará, a expectativa é de que ele contribua com agendas de mobilização e articulação política, percorrendo o Estado em defesa da gestão.

Ainda durante a entrevista, Antônio Conin comentou o cenário da oposição e disse acreditar que uma eventual candidatura de Ciro Gomes (PSDB) tende a perder força ao longo da disputa. Para o presidente do PT, o desempenho eleitoral do ex-governador estaria fortemente associado ao "recall" acumulado ao longo dos anos, mas poderia ser impactado pelo quadro de aprovação do atual governo.

Siga o canal do CN7 no Telegram

Conin citou pesquisas internas e declarou que a gestão de Elmano apresenta índice de aprovação próximo de 60%. Para ele, a diferença entre esse nível de avaliação e os números de intenção de voto estaria relacionada a falhas de comunicação. O dirigente apontou que o desafio do governo é ampliar a divulgação das ações e entregas realizadas, para reduzir o que chamou de "gap" entre avaliação administrativa e percepção eleitoral.

Confira reportagem:

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS