Companhia Docas do Ceará na mira do TCU por crise financeira

Decisão ocorre após a divulgação de um relatório do Tesouro Nacional

Companhia Docas do Ceará na mira do TCU por crise financeira

13/11/2025 9:24

A Companhia Docas do Ceará (CDC), uma empresa estatal, está na mira do Tribunal de Contas da União (TCU). Motivo: dificuldade financeira que pode pôr em risco as contas públicas do país. Além dela, outras oito estatais serão fiscalizadas. A informação é do jornal O Globo desta quinta-feira (13).

Siga o canal do CN7 no WhatsApp

"Comunico a vossas excelências que a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) iniciará uma série de fiscalizações em empresas estatais federais, visando acompanhar a situação delicada fiscal e aspecto de gestão das entidades estatais", disse o presidente do TCU, Vital do Rêgo, na abertura da sessão do plenário da Corte de contas da quarta-feira (12).

Siga o canal do CN7 no Telegram

Confira quais são as nove estatais não financeiras na mira do TCU:

  1. Correios
  2. Casa da Moeda do Brasil
  3. Companhia Docas do Ceará
  4. Companhia Docas do Pará
  5. Companhia Docas do Estado da Bahia
  6. Companhia Docas do Rio de Janeiro
  7. Companhia Docas do Rio Grande do Norte
  8. Infraero
  9. ENBPar

Segundo O Globo, "a ideia é ampliar o escopo de fiscalização para além dos aspectos financeiros, incorporando dimensões de governança, experiência operacional, qualidade de gestão, fatores que, segundo o presidente do TCU, frequentemente estão na raiz das dificuldades fiscais das empresas".

Entenda

O site da CDC traz a seguinte definição sobre o trabalho da companhia: "é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos/ Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que tem por objeto realizar a administração e a exploração comercial do Porto de Fortaleza, atuando como Autoridade Portuária".

Publicidade
Publicidade

Clique ou role até aqui para carregar o carrossel.


LINKS PATROCINADOS