Companhia Docas do Ceará na mira do TCU por crise financeira
Decisão ocorre após a divulgação de um relatório do Tesouro Nacional
13/11/2025 9:24
A Companhia Docas do Ceará (CDC), uma empresa estatal, está na mira do Tribunal de Contas da União (TCU). Motivo: dificuldade financeira que pode pôr em risco as contas públicas do país. Além dela, outras oito estatais serão fiscalizadas. A informação é do jornal O Globo desta quinta-feira (13).
Siga o canal do CN7 no WhatsApp
"Comunico a vossas excelências que a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) iniciará uma série de fiscalizações em empresas estatais federais, visando acompanhar a situação delicada fiscal e aspecto de gestão das entidades estatais", disse o presidente do TCU, Vital do Rêgo, na abertura da sessão do plenário da Corte de contas da quarta-feira (12).
Siga o canal do CN7 no Telegram
Confira quais são as nove estatais não financeiras na mira do TCU:
- Correios
- Casa da Moeda do Brasil
- Companhia Docas do Ceará
- Companhia Docas do Pará
- Companhia Docas do Estado da Bahia
- Companhia Docas do Rio de Janeiro
- Companhia Docas do Rio Grande do Norte
- Infraero
- ENBPar
Segundo O Globo, "a ideia é ampliar o escopo de fiscalização para além dos aspectos financeiros, incorporando dimensões de governança, experiência operacional, qualidade de gestão, fatores que, segundo o presidente do TCU, frequentemente estão na raiz das dificuldades fiscais das empresas".
Entenda
O site da CDC traz a seguinte definição sobre o trabalho da companhia: "é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos/ Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, que tem por objeto realizar a administração e a exploração comercial do Porto de Fortaleza, atuando como Autoridade Portuária".