sete dias sem medo da notícia
Donizete Arruda
  • MPE mira candidatos em Juazeiro
    20/10/20 15:50

    O Ministério Público Eleitoral não perdoou nenhum dos candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte. Na última semana, dia 11, o órgão ingressou com representação contra partidos e coligações por propaganda irregular e violação às normas de combate à covid-19.

    As coligações “Por amor a Juazeiro” de Ana Paula Cruz (PSB); “Juntos para seguir mudando” de Arnon Bezerra (PTB); “Nós podemos” de Gledson Bezerra (Podemos) e “Todos por Juazeiro” de Nelinho Fretas (PSDB); além do PSOL, PCdoB, PCO e PSL, foram denunciados por aglomerações em caminhadas, carreatas e passeatas. A multa proposta pelo MPE é de R$ 5 mil. O MPE também ingressou com pedido de impugnação da candidatura do prefeito Arnon Bezerra.

  • Base de Arnon minada por Raimundão
    20/10/20 15:48

    O prefeito Arnon Bezerra, candidato à reeleição em Juazeiro do Norte, está muito chateado com o ex-prefeito e ex-aliado Raimundão. Articulador político do candidato do PSDB, Nelinho Freitas, Raimundão está tirando um a um os apoiadores de Arnon. Os últimos foram os vereadores do “Cidadania” – Rosane de Ronas Motos, Domingos Borges e Valmir Domingos.

    Mais recente, Raimundão arrancou o PL, de porteira fechada, da base de Arnon. Muito insatisfeito, Arnon teria ligado para Raimundão dizendo cobras e lagartos. Raimundão ouviu e disse apenas que faz parte do jogo. Arnon rebateu dizendo que isso é jogo baixo e que o troco virá.

    O clima em Juazeiro começa a ganhar ares de guerra do vale tudo. E o Ministério Público Eleitoral precisa ficar de olho bem aberto, pois há denúncias de motivações pouco republicanas nessas mudanças de lado.

  • Camilo trabalha para eleger aliados
    20/10/20 15:45

    O governador Camilo Santana autorizou mais uma pesquisa interna nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A pesquisa, realizada pelo Instituto Opnus, que trabalha para o Abolição, quis saber o nível de crescimento dos candidatos governistas nessa primeira etapa da campanha eleitoral.

    Camilo deve vir ao Crajubar durante essa semana, para apresentar os resultados pessoalmente e ajudar a montar as estratégias para a segunda etapa das campanhas. Em Juazeiro, os dados já são conhecidos com a publicação da primeira pesquisa Jornal do Cariri – RealTime- Big Data. Camilo está ciente que são reduzidas as chances de Arnon se manter candidato

  • Ferreira Gomes vivem inferno astral
    20/10/20 15:44

    Não bastassem tanto Ciro quanto Cid Gomes estarem com covid – Cid não confirma – o inferno se abateu sobre a oligarquia que controla o Ceará desde 2006. Polícia Federal deflagrou a Operação Marquetagem no Ceará, para investigar o propinoduto de R$ 25 milhões do senador Cid Gomes e seu grupo com a JBS.

    Dezenas de empresas foram investigadas e foram alvos da PF. Cid negou que tenha havido operação em seu apartamento na Aldeota, em Fortaleza, contudo o cerco contra essas fraudes aumenta.

  • RealTime-Big Data analisa rejeição
    20/10/20 15:43

    Os dados sobre a desaprovação da administração Arnon será um empecilho a conquista de um novo mandato de prefeito, caso ele consiga viabilizar sua candidatura. Na pergunta sobre rejeição, Arnon lidera com 22%, seguido por Glêdson com 19%. Atrás vem Ana Paula Cruz e Nelinho Freitas, com 7% cada. Mas, o índice de desaprovação é elevado: 39%. A favor de sua reeleição, a aprovação 48%. Governo Arnon tem 29% de ótimo/bom contra 25% de ruim/péssimo. É uma gestão que mostra a população dividida. Bem diferente do Governo Camilo, que aparecer com uma aprovação de 83%, contra apenas 10% de desaprovação.

  • Arnon Bezerra e Glêdson largam na frente
    20/10/20 15:42

    As eleições de Juazeiro do Norte estão movimentadas. Até o dia 22/10, prefeito Arnon Bezerra saberá se conseguirá ser candidato à reeleição. Não está fácil. Arnon não conseguiu, até agora, uma liminar suspendendo os efeitos de sua inelegibilidade no TCU e no TCE do Ceará.

    Apesar da dúvida, saíram os números da primeira pesquisa Jornal do Cariri- RealTime- Big Data. Há um empate técnico entre Arnon e o candidato de oposição, seu principal adversário Glêdson Bezerra: 25% a 23%. A eleição está polarizada entre os dois principais adversários. Atrás, estão Ana Paula Cruz com 13% e Nelinho Freitas com 6%.

  • Crise interna na base de Arnon Bezerra
    13/10/20 6:15

    O vereador Capitão Vieira Neto, apesar do cuidado com as palavras, vem fazendo a defesa dos Guardas Municipais na disputa com a Secretaria de Segurança Pública Municipal. A confusão está relacionada a sede da Guarda, única que permanece nas imediações do Estádio Romeirão, em obras para se transformar em Arena.

    Capitão Vieira pediu que o prefeito Arnon assumisse a discussão, já que a secretária Ivoneide Tenório não mora em Juazeiro e, segundo ele, comparece à Secretaria apenas uma vez por semana. Vieira garantiu que os profissionais preparam uma paralisação, caso o problema não seja resolvido. Outros vereadores da base garantem que Arnon prometeu intervir para resolver a questão. São muitos os pedidos para que Arnon substitua a secretária.

  • Argemiro Sampaio se diz tranquilo com ação
    13/10/20 6:13

    A denúncia contra o prefeito Argemiro, que partiu da oposição, é tratada por ele, como sem fundamento. “Não tem consistência”, se defendeu. O prefeito sustenta que já se explicou à Justiça sobre os fatos. Alega que essa nova ação é a reedição de uma velha denúncia feita agora, durante a campanha eleitoral, com a intenção de colocar legitimidade em fatos antigos.

    O prefeito declara sem receios que essa suspeita que paira contra ele, venha ter consequências eleitorais na Justiça. Esse otimismo não é acompanhado por seus opositores.

  • Argemiro Sampaio apertado com ação por MP
    13/10/20 6:12

    O prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, recebeu, na última semana, uma notificação de Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra sua candidatura à reeleição. A investigação que atinge sua gestão é proposta pelo Ministério Público Eleitoral, que suspeita da possibilidade de Argemiro ter usado a estrutura pública para publicidade pessoal.

     A ação é por abuso de poder econômico e político e aponta o uso de propaganda oficial usando a logomarca pessoal do prefeito. Essa acusação é tratada como uma ameaça real à candidatura de Argemiro entre os aliados do Governador.

  • MDB muda de lado em Barbalha
    13/10/20 6:11

    Depois de ter anunciado uma aliança com o prefeito Argemiro Sampaio, o MDB de Barbalha resolveu voltar atrás. O seu presidente municipal, Roberto Wagner, enviou documento oficial do partido ao Cartório Eleitoral pedindo a anulação da decisão anunciada na convenção. Wagner disse que a decisão foi tirada em reunião da Executiva Municipal, no dia 17 de setembro.

     O partido não anunciou sua posição na campanha, mas já está oficialmente apoiando o candidato do PDT, Guilherme Saraiva. Politicamente, a articulação foi feita entre o governador Camilo Santana e o ex-senador Eunício Oliveira. Em Barbalha, o ato foi entendido como traição, pois o MDB participou de toda a gestão Argemiro, inclusive, com Roberto Wagner na Secretaria de Obras.

     No partido, quem garante que não mudará de lado é o vereador Rildo Teles, líder do prefeito na Câmara. Agora, Eunício irá dividir o palanque em Barbalha com os irmãos Ferreira Gomes, para atender Camilo.

  • Governador Camilo Santana é disputado a tapa
    13/10/20 6:10

    Mesmo isolado por estar infectado com covid, como também a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, o governador Camilo Santana assiste um conflito na sucessão eleitoral de Fortaleza, entre os candidatos José Sarto (PDT) e Luizianne Lins(PT), pelo direito de usar a imagem dele. Ambos travam uma guerra para se mostrarem mais próximos a Camilo, herdeiros de suas práticas administrativas e não se cansam de repetir que são seus aliados.

    Sarto e Luizianne brigam por Camilo, e não é à toa: o Governador é o principal eleitor das eleições da Capital. Camilo é quem mais transfere votos nessas eleições. Tanto isso é verdade, que na campanha de Sarto sumiram com o senador Cid Gomes e o presidenciável Ciro Gomes. Os dois não deram ainda o ar da graça na propaganda gratuita do PDT de Fortaleza.

  • Lula quer experimentar Camilo Santana em 2022
    13/10/20 6:09

    O governador Camilo Santana, com suas altas taxas de aprovação popular, tem se tornado a cada dia a principal alternativa do PT para a disputa presidencial em 2022. Quem admite essa possibilidade com entusiasmo – ainda pequeno, mas é uma mudança para quem vetava essa ideia – é o ex-presidente Lula.

    Essa candidatura de Camilo enterra as chances de Ciro Gomes, que não empolga mais ninguém como opção de concorrer ao Planalto. Até em Sobral, 80% da população prefere que o PDT lance Cid Gomes a presidente. E sugere que Ciro se aposente. Camilo não fala sobre seu futuro político.

  • Facções criminosas desafiam autoridade dos FGs
    06/10/20 6:13

    O poder dos Ferreira Gomes tem sido contestado em todo o Estado. Em Sobral, sua origem, um deles, prefeito Ivo Gomes foi colocado para correr do bairro Sinhá Sabóia, na noite de sexta (02), quando pretendia realizar uma carreata. Determinação da facção que controla a região. Houve tiroteio e o bom senso prevaleceu. Ivo e todos os aliados dos FGs fugiram do Sinhá Saboia. Não houve jeito de ter o evento político.

    Nesta segunda (05), o governador Camilo Santana recebeu Ivo em uma audiência no Abolição. Aumentou o efetivo da Polícia Militar de Sobral. É uma tentativa de conseguir que Ivo ande nos bairros do município. Hoje, nem ele nem o senador Cid Gomes, nem Ciro Gomes, podem fazer campanha abertamente. Estão assustados. As facções emparedaram eles. E Cid não usou nenhuma retroescavadeira para enfrentá-las

  • Tentativa dos FGS é esconder verdade
    06/10/20 6:12

    O esforço dos FGs sob o comando de Elcio Batista de intimidar a imprensa cearense visa encobrir os fatos que se multiplicam nos quatro cantos do Estado. A verdade que ameaça o poder dos Ferreira Gomes. Em Sobral, as facções não os temem e, numa situação inusitada, o prefeito Ivo Gomes foi até impedido de fazer sua campanha à reeleição.

    Em Fortaleza, o antes contido Ministério Público do Ceará abriu uma ação civil pública contra o prefeito Roberto Cláudio, para investigar fraudes no Hospital de Campanha do Presidente Vargas, com suspeita de fraudes que podem chegar até os R$ 10 milhões. Não pára por aí.

    O apartamento de Ciro Gomes na praia de Iracema irá a leilão nos próximos dias, para quitar uma dívida judicial com o senador Collor de Mello. Eunício Oliveira já se habilitou para adquiri-lo, pois pretende despejar Ciro. E os problemas continuam. Cid Gomes não gosta de trabalhar em Brasília. Irá tirar a sua segunda licença de 121 dias, em menos de dois anos de mandato. Essa decisão gerou o boato que Cid pensa em renunciar. Não procede. Contudo, Cid não assumiu ainda como senador.

  • Planalto ciente dessa jogada suja dos FGs
    06/10/20 6:10

    Essa operação para massacrar o presidente Bolsonaro no Ceará é comandada por Elcio Batista. O ministro das Comunicações, Fabio Farias, tem em mãos todo um dossiê sobre a Rede de Rádio e TV Bozonews, a rede do ódio contra Bolsonaro. Sabedor que esse conflito terá conseqüências, o governador Camilo Santana não tem nenhuma ingerência nesse projeto de perseguição presidencial. O aval foi dado pelo senador Cid Gomes e a coordenação é de Elcio.

    A propósito, Elcio é investigado pela Polícia Federal devido a licitação das quentinhas para presídios cearenses. Destemido, Elcio patrocina no Ceará um movimento cuja sua ordem é eliminar qualquer crítica ou até mesmo opinião divergente – por mais boba que seja – dos meios de comunicação aos FGs, e não poupar a imagem do Bolsonaro.

     O efeito disso na prática será implementar a ditadura dos FGs na mídia cearense. Elcio Batista chegou a procurar esse colunista para propor que ele encerrasse seu programa de rádio, o Cearanews, sob a justificativa mais elementar: você não tem nem credibilidade nem audiência, saia do ar por bem, enquanto há tempo para essa medida ser adotada sem confronto.

    Como esse colunista não concordou, Elcio Batista, a mando dos FGs, que sabem que não tem pela frente um capacho, passou a espalhar: “ esse Donizete Arruda irá se arrepender do dia em que nasceu. Não sobrará nada dele”. Repetiu esse discurso a um dono de TV de Fortaleza e aos dirigentes do partido Republicanos. Nesse último encontro, a surpresa: quem endossou essa ameaça foi o irmão do prefeito de Fortaleza, o suplente de senador Prisco Bezerra.

  • Rádio e TV Bozonews a serviço dos FGs
    06/10/20 6:08

    A rede de rádio do ódio, a Rede Bozonews, tem um programa diário das 6h às 7h30. Os irmãos Ciro e Cid Gomes não confiam mais nos empresários de comunicação do Ceará, inclusive os pequenos do interior do Estado. Querem o controle em suas mãos.

    Não satisfeitos em ter uma cadeia que em 60 dias terá 50 emissoras afiliadas, os FGs estão inaugurando também um canal de televisão que será retransmitido pela Brisanet, Claro e outras operadoras. É a TV Otimista, uma sociedade do jornal Otimista com o empresário Anselmo Mororó, dono da Loteria Show, que é também de propriedade da turma da facção paulista.

    A TV Bozonews é outro instrumento para detonar a imagem do presidente Bolsonaro no Ceará, sob o financiamento de grandes empresas, tendo à frente a Marquise. Na rede do rádio do ódio, quem lidera o pagamento dessa conta milionária são a Carbomil e a Zenir.

  • Família Ferreira Gomes na comunicação
    06/10/20 6:07

    Perto de completar 14 anos de poder, os irmãos Ciro e Cid Gomes resolveram agora controlar pessoalmente a comunicação no Ceará. Com a contribuição decisiva do ex-secretário da Casa Civil, hoje candidato à vice-prefeito de José Sarto, Elcio Batista, montaram a rede de Rádio do Ódio para destruir a imagem do presidente Bolsonaro no Ceará.

    O argumento que justifica isso é bem simples: Bolsonaro tem hoje, em média, uma aprovação de 52% no Estado e crescendo seus índices. Essa avaliação positiva tem gerado desespero nos FGs, que resolveram desqualificá-lo. Para tanto, estão investindo U$500 mil por ano, através de uma cadeia com 30 emissoras, para atacar Bolsonaro.

    A missão desse rádio do ódio é do ex-deputado federal Edson Silva, que retornou de Portugal, onde residia, ganhando um salário mensal de R$ 50 mil/mês. Cada emissora da rede do mal afiliada aos FGs ganha entre R$ 3mil e R$15mil, tudo sob a coordenação de Elcio Batista.

  • Camilo Santana prepara plano B
    06/10/20 6:06

    Nas recentes reuniões que fez com seus candidatos no Crajubar, o governador Camilo Santana tem feito o mesmo pedido: prometa que o estado vai fazer. Entretanto, exige mais atitude e confiança na capacidade de realização do seu Governo.

    Claro que o Governador pede que tudo seja combinado com ele para saber da viabilidade técnica e financeira para não desgastar o governo e os candidatos mais tarde. Dedicado às campanhas do Crato e Barbalha, Camilo garante que, se preciso, vai andar de casa em casa para eleger e reeleger os dois candidatos.

    Camilo alega ter ficado muito satisfeito com resultados recentes de pesquisas internas que colocam os dois em posições privilegiadas. Já em Juazeiro, com o pedido de impugnação da candidatura à reeleição de Arnon Bezerra, feito pelo Ministério Público Eleitoral e datado de 04 de outubro, o Governador prepara um plano B, caso Arnon saia da disputa.

  • PF identificou lobista da Aceni
    29/09/20 6:00

     Já não é mais segredo que o nome do representante da Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni) junto à prefeitura de Juazeiro do Norte. Tratase do socialite, Cassio Sales, com fortes ligações com empresários do ramo financeiro que atuam em São Paulo.

    Entretanto esses homens que negociam com dinheiro são cearenses. A Polícia Federal deverá apurar o vínculo de Cassio com a Aceni e essas factorings, ou seria fintechs, que dão cobertura a organização social.

    Por enquanto, as apurações são mantidas em segredo. A descoberta do papel de Cassio Sales, inclusive em reuniões com o prefeito Arnon, é o primeiro passo para descobrir como a Aceni conseguiu prestígio para assumir a gerência de importantes setores da saúde da prefeitura de Juazeiro do Norte. Cassio Sales virou alvo, junto com a Aceni.

  • Aceni poderosa ganha contratos
    29/09/20 5:59

    Mesmo com todas as suspeitas existentes contra a Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu (Aceni), o prefeito Arnon Bezerra não suspendeu a assinatura do contrato dela. Ao contrário, assinou a entrega da administração da UPA de Limoeiro e do Hospital São Lucas.

    As denúncias que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal, Estadual e Polícia Federal não convenceram a administração Arnon Bezerra a cancelar a licitação que deu a vitória a Aceni. Agora, caberá a Aceni gerenciar esses segmentos da saúde juazeirense.

     Arnon alegou que a organização social ganhou o processo licitatório legitimamente e não há, até o momento, comprovação do seu envolvimento com as facções, apesar dela estar sendo investigada pela Polícia Federal. Quem comemorou a assinatura dos contratos foi o candidato a vice-prefeito de Arnon, o advogado da Aceni, Gabriel Santana.

  • A briga já começou em Juazeiro
    29/09/20 5:58

    E não poderia terminar em paz e tranquilidade o encontro dos dois maiores eventos do primeiro dia de campanha em Juazeiro do Norte. Enquanto fazia um adesivaço em frente ao shopping, o grupo do candidato Nelinho Freitas foi surpreendido com a passagem da carreata do candidato Glêdson Bezerra. Um dos apoiadores de Nelinho teria dito palavras ofensivas a filha do candidato a vice Giovanni Sampaio.

    A menina acusou o militante tucano de ter ofendido ao pai. Giovanni foi às redes sociais desafiar o apoiador de Nelinho para fazer o mesmo na sua frente, não a uma criança.

    O clima pode esquentar daqui pra frente. Esse ambiente hostil é ruim para a democracia. Ambos candidatos devem chamar seus aliados, e pedirem mais responsabilidade.

    Giovanni promete buscar a identificação do provável agressor para tomar satisfação. Chamou o agressor de “cachorro”. A coordenação de Nelinho disse não ter tomado conhecimento do fato e reclamou da campanha de Glêdson que, para eles, promoveu o encontro.

  • Juazeiro do Norte em clima de aglomerações
    29/09/20 5:57

    Depois de acionar PTB, PSB e PSDB por aglomeração nas convenções, agora, o Ministério Público Eleitoral apura desobediência aos decretos de distanciamento no início das campanhas. Foram denunciados eventos de adesivaços e carreatas.

    Pessoas sem máscaras e aglomerações foram devidamente fotografadas e filmadas. Além de receber as denúncias, os promotores estão enviando fiscais aos locais marcados pelas coordenações dos eventos.

    O adesivaço de Nelinho Freitas, do PSDB, e a carreata de Glêdson Bezerra, do Podemos, estão sendo analisadas pelo MPE. Bem mais distante de uma punição, a caminhada de Ana Paula Cruz, do PSB, em um mercado público, também está sendo analisada. O MPE garante que nenhum evento que desobedeça aos decretos será perdoado.

  • Monitoramento de pesquisa semanal
    29/09/20 5:55

    A preocupação do governador Camilo Santana com o comportamento eleitoral de seus três candidatos – Arnon Bezerra(Juazeiro), Zé Ailton(Crato) e Guilherme Saraiva (Barbalha) está sendo acompanhado por ele próprio, e também com a realização semanal de pesquisas contratadas a institutos nacionais. Camilo não quer ser surpreendido com nenhuma derrota.

    Há um temor justificado com as dificuldades que o prefeito Arnon terá para registrar sua candidatura. Com o nome na lista dos ficha suja no TCU, Arnon precisa de uma liminar a ser conseguida no Supremo Tribunal Federal (STF). Só que há resistências no STF a concessão de liminares.

     Arnon mantém o otimismo que conseguirá, como reafirma que passará incólume aos questionamentos da Justiça Eleitoral, de que é inelegível por já ter cumprido dois mandatos ao suceder o irmão, Luiz Ivan. Outro que precisa evoluir seus índices nas pesquisas é o candidato Guilherme Saraiva. Camilo quer que ele assuma a liderança até a metade de outubro. Um desafio e tanto.

  • Camilo Santana ameaça trocar candidato no Cariri
    29/09/20 5:54

    O governador Camilo Santana esteve no Crajubar no sábado (26), um dia antes do início da campanha eleitoral, e fez reuniões com lideranças ligadas ao seu Governo.

    Na sua residência, no Caldas, Camilo foi enfático: não admitirá derrota no CrajubarCrato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Camilo não descarta, inclusive, a possibilidade de substituição dos candidatos que não deslancharem até a metade da campanha.

    O Governador garantiu que está monitorando a região e que já existe uma fila à espera das prováveis desistências. Os favoritos são o ex-prefeito Zé Leite, em Barbalha, o sobrinho de Arnon, Pedro Bezerra, em Juazeiro, e o promotor aposentado, Leitão Moura, em Crato.

    Os três candidatos governistas – Guilherme Saraiva, Arnon Bezerra e Zé Ailton Brasil – ainda não foram informados da estratégia. Aliados apontam um Camilo preocupado com o desempenho dos seus candidatos.

  • Revolta de Zé Adega e Pedro Alagoano
    22/09/20 6:08

    A perda da legenda do PSD pelo ex-prefeito Zé Adega está se tornando um problema político. Zé Adega tem percorrido o Município e usado as redes sociais para avaliar a atitude. Tem repetido que o Crato não aceita traidor. Não menos revoltado com implosão da legenda está o vereador Pedro Alagoano, que não deve concorrer.

    A direção estadual do PSD anunciou aos filiados que o partido, sequer, vai participar da eleição no Crato. Para piorar a situação de Pedro, sua mulher, conhecida como Paulinha de Pedro Alagoano, é pré-candidata no PCdoB. O partido está na base do prefeito Zé Ailton, a quem Pedro faz oposição. Agora, Pedro faz pressão no presidente do PCdoB, Cacá Araújo, para manter a mulher na disputa.

PUBLICIDADE