sete dias sem medo da notícia
Donizete Arruda
  • Chapa idealizada por Ciro Gomes exclui Camilo Santana
    27/07/21 9:41

    Ciro Gomes insiste em ser candidato ao Planalto pela quarta vez em 2022. Não empolga o eleitorado brasileiro com suas propostas, onde o forte é fazer citações de números. Nem sempre, que correspondem a realidade. Agora, dirigido pelo marqueteiro João Santana, mudou de comportamento e se tornou um contador de causos. Não convence.

    Parece muito mais um Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo, tentando embromar a todos nós. Assim, Ciro se resume a uma liderança estadual. Mantém sua força no Ceará. E é no estado, que pretende fazer seus caprichos. Idealizou uma chapa para a corrida eleitoral do ano que vem. Seu irmão, Cid Gomes volta ao Abolição. Seu amigo, senador Tasso Jereissati é candidato à reeleição.

    A vaga de vice está reservada ao PT e ao deputado federal José Guimarães. Tudo resolvido na cúpula. Sem consulta as bases petistas ou sem ouvir a opinião do governador Camilo Santana, que é candidato ao Senado.

    Ciro decidiu que Camilo fica no Abolição até o final do mandato, no dia 31 de dezembro, para viabilizar a vitória de Cid e Tasso. Caso ele ou Lula sejam eleitos para o Planalto, Camilo será escolhido para um ministério, com o aval dos FGs. Essa montagem proposta por Ciro esbarra no PT e em Camilo. Também na vontade popular que decidirá nas urnas.

  • Gabriel Figueiredo tenta tomar Podemos
    27/07/21 9:36

    A crise na oposição cratense parece não ter fim. Depois de Aloísio Brasil avaliar como exagero as ações do vereador Gabriel Figueiredo no enfrentamento na Câmara, agora, Gabriel ameaça tomar o controle do Podemos das mãos do ex-aliado.

    Gabriel esteve com o senador Eduardo Girão para pedir o partido, mas não teve sucesso. Apesar da insistência, Girão não deu o partido; antes quer conversar com Aloísio sobre sua decisão de apoiar a vereadora Eliane Braz para a Câmara Federal. Eliane é mulher do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que prometeu o PSD para ficar na base de Aloísio nas próximas eleições. Gabriel garantiu a Girão que Aloísio prepara sua filiação ao PSD, de Ednaldo Lavor.

    O PSD é da base do governo Camilo Santana. Já o Podemos de Eduardo Girão é da oposição e apoia a pré-candidatura do deputado federal Capitão Wagner ao Abolição.

  • Yury do Paredão tem de cumprir promessa com Júnior Mano
    27/07/21 9:34

    O empresário Yury do Paredão deve dar um balão no deputado Júnior Mano. Yury assumiu o compromisso de se filiar ao PL de Mano, mas até agora, nada. A confiança de Júnior Mano é tanta, que já cacifou Yury para falar em nome do partido em Juazeiro do Norte e começa a ficar preocupado com a demora e com o receio da traição.

    Yury prometeu a Júnior Mano se lançar a deputado estadual pelo partido, mas ate agora, ainda está procurando uma composição mais atraente para sua postulação. Yury ameaça não se filiar ao PL e busca outro partido, deixando Junior Mano na mão, em nome da sua viabilidade eleitoral. Além disso, Yury prometeu investir no crescimento do PL.

    Entretanto, como certeza mesmo, há somente a permanência da sua irmã, a vereadora Yany na legenda. Júnior Mano acredita que não existe a possibilidade de Yury não cumprir com sua palavra. O problema é a esperteza política de Yury do Paredão.

  • Arnon Bezerra está confiante em novas eleições
    27/07/21 9:33

    Derrotado nas urnas de novembro passado, o ex-prefeito Arnon Bezerra está em campanha para retornar ao comando da prefeitura de Juazeiro do Norte. As articulações de Arnon junto ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE) são frenéticas.

    Hoje, Arnon contabiliza que vence no plenário por 6 votos a zero. Também está confiante que o recurso do prefeito Glêdson Bezerra cassado no TRE cearense, seja analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília ainda este ano, com novas eleições sendo convocadas para dezembro. Nos planos de Arnon, não há margem para atraso.

    Não há recursos protelatórios e nem medidas que inviabilizem todo o otimismo do ex-prefeito de reassumir o cargo que já exerceu antes da virada do ano. Sim, Arnon está convencido que será candidato pelo PDT, com apoio do senador Cid Gomes e também do governador Camilo Santana, que traria junto a adesão do PT.

    Há muitas interrogações nessa avaliação de Arnon Bezerra. O julgamento de Glêdson Bezerra, programado para julho, pode ocorrer agora só em agosto. É a primeira mudança que alteraria os planos perfeitos para resolver essa situação ainda em 2021. Arnon nada teme.

  • Fernando Santana e Guilherme Landim defendem Glêdson
    27/07/21 9:31

    Os deputados estaduais Fernando Santana e Guilherme Landim saíram em defesa do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra. Os dois deputados marcaram presença em eventos na Semana do Município e avaliaram o trabalho do prefeito de Juazeiro como destaque e disseram esperar que ele continue no cargo.

    Guilherme disse que Glêdson está fazendo o feijão com arroz bem feito, e que isso o levou ao prêmio de melhor educação do Brasil, quando foi prefeito de Brejo Santo.

    Fernando disse que tem uma relação de diálogo constante com Glêdson e que chegou a convidá-lo para ser candidato por um partido da base governista. Sobre a crise política em Juazeiro, Fernando criticou a política feita com picuinha, com confusão, querendo afastar as pessoas.

    Fernando e Guilherme se manifestaram favoráveis a absolvição de Glêdson no julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, respeitando a vontade das urnas.

  • Camilo Santana joga bruto para controlar violência
    27/07/21 9:29

    Insatisfeito com os dados da violência no Ceará, o governador Camilo Santana enquadrou os dirigentes da Segurança Pública de seu Governo. Os resultados apareceram na última semana, em Fortaleza e região metropolitana.

    Foram deflagradas várias operações para combater as facções que estão expulsando famílias de suas residências, nos bairros do Conjunto José Walter, Ancuri e Antonio Bezerra, dentre outros em Fortaleza e nos municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape. Houve dezenas de prisões e até a morte, em tiroteio de um dos chefões de uma das organizações criminosas que comandava todo o tráfico e suas ramificações em Caucaia.

    O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, pregou aviso: agora partiremos para o interior do Estado – Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha são cidades prioritárias a receber medidas imediatas executadas pela Polícia. Caron anuncia que não parará “até dar um basta na luta contra as facções que inibe a paz de nossa gente”.

    A promessa do secretário Sandro Caron precisa se concretizar. Porém, é compromisso do governador Camilo dar um basta no poderio das facções. É aguardar os novos capítulos dessa complicada guerra contra a violência no Ceará.

  • Guilherme Saraiva cada vez mais forte na Câmara
    23/07/21 10:16

    O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, está mais fortalecido na Câmara de Vereadores. Eleito com minoria na Casa Legislativa, convenceu, inicialmente, a vereadora Luana de Rosário, para conquistar a presidência da Casa.

    Agora, dos 15 vereadores, Guilherme já tem nove parlamentares com a adesão da vereadora Efigência Garcia. Guilherme está a um voto de conquistar dois terços da Casa e conseguir comandar todas as votações que interessam ao seu Governo. A adesão racha o grupo do ex-prefeito Argemiro Sampaio. Efigênia é irmã do ex-viceprefeito de Argemiro, Ernandes Garcia, que deu o aval para a mudança de lado.

    Guilherme tem sido ajudado pelo deputado estadual Fernando Santana nesse trabalho de cooptação política para assegurar a governabilidade do prefeito Guilherme no Poder Legislativo barbalhense.

  • Yury quer assumir comando da Câmara
    23/07/21 10:14

    O enfraquecimento do grupo dos 15 (G15), comandado pelo presidente Darlan Lobo e pelo vice Capitão Vieira, está motivando o surgimento de uma nova força no Legislativo de Juazeiro do Norte.

    O novo grupo é liderado pelo empresário Yury do Paredão, irmão da vereadora Yanny e provável candidato a deputado estadual. À frente da articulação do grupo está o vereador Adauto Araújo, que teria conquistado outros sete colegas para esse projeto político, às custas de muitos argumentos.

    Na ânsia de ter protagonismo, se eleger deputado estadual e, em 2024, ser prefeito de Juazeiro, Yury atropela as lideranças de Darlan e do Capitão Vieira. Yury avalia que os dois perderam o pulso para estar à frente da oposição ao prefeito Glêdson Bezerra. Daí, sua estratégia é isolá-los.

    Yuri só esquece que tanto Darlan e quanto Vieira sabem muito bem o caminho das pedras na política de Juazeiro. O grupo de Yuri ganhou apelido: Centrão do Juazeiro, porque adora negócios. Republicanos ou não.

  • Glêdson Bezerra desafia Janu a provar o que diz
    23/07/21 10:13

    Um dia depois do vereador Janu avaliar como fake news as informações sobre asfaltamento e calçamentos presentes na propaganda institucional dos seis primeiros meses da administração de Juazeiro do Norte, o prefeito Glêdson Bezerra desafiou o vereador a provar o que falava.

    Durante a entrega de Órteses e Próteses, na sexta-feira (16), Glêdson sugeriu que o vereador convoque o Ministério Público, a Câmara Municipal, o TCE e outros órgãos fiscalizadores para investigar as pavimentações e as outras ações do seu Governo.

    Glêdson garante ter tudo documentado e classificou de irresponsabilidade a afirmação do vereador que, sequer, sabe quantos alunos tem a rede pública. No seu pronunciamento na Câmara, o vereador disse que o Município tinha 60 mil alunos, quando são, na verdade, 34 mil. A tensão aumenta entre a oposição e o prefeito Glêdson cresce no Legislativo.

  • David Araújo está cassado e mais 2
    23/07/21 9:56

    As crises na Câmara de Juazeiro do Norte parecem não ter fim. Uma decisão do juiz eleitoral Giacumuzaccara Leite Campos cassou o diploma do vereador David Araújo, do PTB. David foi flagrado comprando votos e está enquadrado em abuso de poder econômico, o que é crime eleitoral grave.

    Giacumuzaccara é o mesmo juiz que cassou os diplomas do prefeito Glêdson Bezerra, do vice Giovanni Sampaio, além dos diretos políticos do empresário Gilmar Bender. Informações da zona eleitoral garantem que outros dois parlamentares juazeirenses, também, devem ter o mesmo destino.

    Na Câmara, todos já sabem das próximas decisões. Como o prefeito Glêdson, os três vereadores poderão recorrer ao TRE e depois ao TSE. Todos responderão nos cargos.

  • Ceará controlado por facções abertamente
    23/07/21 9:54

    Não são apenas os números de homicídios violentos que desmascaram a política fracassada de segurança do Governo Camilo, nesses 6 anos e 6 meses. Se somarmos a era da oligarquia FG, totalizaremos 14 anos e 6 meses de incompetência, e mais fracasso. A memória de todos nós é curta, mas é bom não esquecermos o fiasco do bilionário projeto Ronda do Quarteirão. Nada funcionou na segurança. Nem no Governo Cid muito menos na atual gestão de Camilo Santana. E o Cariri, que tanto o Governador diz preservar, é um alvo preferido da bandidagem.

    Na região, como em todas as outras do Estado, soma quase 100 municípios controlados administrativamente por facções. Sim! As facções, hoje, mandam não apenas nos presídios, nas ruas, no tráfico de drogas, nos assaltos, e principalmente nas licitações do lixo, dos aluguéis de carros, da merenda escolar, e de tantos outros negócios que viraram lavanderias para as organizações criminosas, sem que o governador Camilo Santana, mais uma vez, emitisse qualquer comentário assumindo compromissos para resolver esse drama que assola o Ceará.

    Afinal, a Polícia Civil estourou um esquema que envolve políticos do Centrão e de facções em Itatira. A operação abafa está em curso. Essa organização, dirigida por Jonas Matheus e Paulo Anderson, manipula 35 municípios em negócios apurados pela Polícia de R$ 132 milhões. Camilo não deu um pio. Um único pio sobre o assunto. Não é a toa que a segurança do Ceará é a pior do Brasil.

  • Ceará sangra com vergonha de Camilo
    23/07/21 9:51

    O diretor Sam Peckinpah é autor desse filme de 1971, que traz a marca atual do Ceará: Domínio do Medo. O Ceará vive não apenas sob medo, mas em pânico com a situação da violência. A nossa principal indústria – o turismo – está ameaçada.

    O 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado este ano, retrata que o Ceará é o estado mais violento do Brasil. Não se assustem. Fortaleza é a segunda capital mais violenta entre as 26 do País. E os índices alarmantes prosseguem. Entre os municípios mais violentos, dos mais de 5.500 do Brasil, estão Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato. Os indicadores são a herança do Governo Camilo na Segurança.

    Mostram que o Ceará é o campeão nacional no número de homicídios violentos, com 45,2 mortes por 100 mil habitantes. Um acréscimo de 75,1% na quantidade de óbitos do Ceará. Todos esses dados oficiais ganharam destaque na mídia nacional. E receberam, estranhamente, o silêncio do governador Camilo Santana. Nem uma única palavra ele balbuciou: desculpa. Perdão, minha gente. Camilo fracassou na sua política de segurança. Não admite que precisa refletir. Necessita mudar a segurança de seu governo e culpa o motim.

  • Crise na igreja cratense vem à tona
    13/07/21 9:47

    A longa aliança entre o articulador Geraldinho Correia e a Diocese do Crato parece ter chegado ao fim. A crise não é comentada fora dos muros da Igreja, mas a certeza veio com a saída de Geraldinho do comando da Rádio Educadora, onde era arrendatário.

    No lugar de Geraldinho, já assumiu, como diretor, o padre Ivo. Especulações apontam que a divergência existe desde o movimento Missão Resgate, que foi paralisado devido à pandemia do coronavírus. Na avaliação de membros do conselho diocesano, o movimento tira fiéis das igrejas e supervaloriza a imagem de Geraldinho.

    A saída de dom Gilberto Pastana foi o tiro de misericórdia na relação. Pastana teria mantido Geraldinho a pedido de dom Fernando Panico, seu antecessor. A próxima decisão do conselho deve

  • Empresa MXM deixa viúvas chorosas
    13/07/21 9:45

    Nos últimos dias, a pergunta que se faz em Juazeiro do Norte é: a quem interessava o contrato de R$ 4,5 milhões da MXM? Os mesmos veículos que disseminaram fake news sobre o pedido do TCE, questionaram a redução do contrato, que agora é de R$ 2,4 milhões.

    Tentam atingir a nova empresa com base em suposta inexperiência no serviço, ao mesmo tempo que não comentaram o péssimo desempenho oferecido pela MXM na coleta de lixo de Juazeiro. Também omitiram de destacar que a MXM foi criada às vésperas de ganhar o contrato em 2017 e tem fortes vínculos com grupos que atuam, hoje, em outras prefeituras do Ceará, que são investigadas por ligações com organizações criminosas.

    Todos esses detalhes sobre a MXM, que é candidata a ganhar a licitação de Paracuru, foram deliberadamente deixados de lado. Entre os promotores do Ministério Público, uma certeza: era muito dinheiro público para pouco serviço. O fato incontestável: as viúvas da MXM estão sendo identificadas pelo MP juazeirense e essa turma logo terá de dar explicações, pois a empresa terá muitos problemas pela frente para resolver.

  • Prefeito Glêdson Bezerra vai adotar tolerância zero
    13/07/21 9:44

    O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, foi aconselhado por assessores jurídicos a não tolerar mais inverdades disseminadas por parte da imprensa, financiada pela oposição, e articuladores políticos. O grupo tem publicado fake news sistematicamente contra a gestão.

    Na semana passada, sites e programas de rádio publicaram que o TCE havia confirmado ilegalidade na dispensa da licitação do lixo, quando, na verdade, houve apenas uma solicitação de documentos para avaliação do processo. Quem divulgou essas informações será processado por tentativa de deturpar os fatos e disseminação de fake news.

    A partir de agora, advogados passarão a monitorar os veículos. Além da imprensa e redes sociais, a guerra contra a oposição, também, será travada na Justiça. Resta saber se essa é mesmo a melhor estratégia. Se o prefeito Glêdson não poderia desmoralizar esses personagens de outra maneira, desqualificando-os em suas entrevistas, provando que esses são aríetes de interesses políticos e não profissionais merecedores de respeito.

  • José Guimarães faz jogo de Bolsonaro na CPI
    13/07/21 9:42

    Esquentou o clima entre o Governo Bolsonaro e a oposição na Comissão Mista de Orçamento (CMO). E o fato mais improvável: quem desempenhou o papel de líder do Planalto na CMO foi o deputado federal do PT, José Guimarães, pressionando os colegas para que o Congresso Nacional acelerasse a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

    Com a votação da LDO, o Congresso entra em recesso automaticamente neste mês de julho. Esse é o desejo do presidente Bolsonaro para suspender os trabalhos da CPI da Covid, foco atual de seu desgaste junto à sociedade brasileira. Ciente dessa situação, o deputado federal Danilo Forte acusou Guimarães de ser o porta-voz de Bolsonaro, para impedir a continuidade da CPI da Covid, atuando como líder informal do presidente dentro da CMO. O preço desse trabalho de Guimarães, a favor do Planalto, terá uma recompensa: sua nomeação para a vaga de vice-presidente da própria CMO.

    Apesar dos esforços de Guimarães para votar a LDO, Danilo Forte se aliou a outros opositores e não permitiu, até agora, a eleição de Guimarães para o cargo de vice. Teria havido uma promessa do presidente da Câmara Artur Lira. Lógico que Guimarães nega estar trabalhando para Bolsonaro, e que apenas se posicionou a favor do Brasil, na defesa da aprovação da LDO. Há um impasse e, com essa confusão, a CPI continua funcionando

  • Camilo Santana agora negocia com petistas
    13/07/21 9:40

    Depois de avançar na conquista de apoio a sua candidatura entre prefeitos, Camilo resolveu articular seu projeto para ser senador dentro de seu partido, o PT.

    No sábado (10), Camilo concedeu uma entrevista em Fortaleza, onde defendeu a manutenção da aliança do PT com o PDT, com os petistas apoiando o candidato ao Governo do PDT, ficando com a vaga de senador para ele. Até aí, nada demais. Camilo não entrou apenas num ponto: como serão tratadas as agressões de Ciro, Cid e Ivo Gomes a Lula. Esses ataques crescem cada vez mais.

    Nesta segunda (12), novamente em suas redes sociais, Ciro bateu em Lula. A decisão de Lula é não aceitar ser ofendido por Ciro em troca de palanque duplo. Não suporta viver sendo chamado de “ladrão” e outros substantivos, pela oligarquia Ferreira Gomes, e o PT cearense se mantém calado, por medo da família ou por subserviência, caso do deputado José Guimarães.

  • Camilo Santana conta com Tasso Jereissati fora da disputa
    13/07/21 9:38

    O governador Camilo Santana está concluindo suas negociações com os prefeitos cearenses. Já se reuniu com mais de 170 dos 184 prefeitos. Em quase todas as conversas, anunciou que irá se desincompatibilizar, em abril do ano que vem, para concorrer ao Senado Federal.

    Na quinta-feira passada (08), Camilo se reuniu com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, coordenador da campanha do candidato de oposição ao Abolição, deputado Capitão Wagner. Nessa reunião, Camilo não falou sobre política. Só sobre parte institucional. Porém, o Governador tem obtido o respaldo para deixar a função e lutar pela vaga hoje ocupada por Tasso Jereissati.

    Para facilitar sua vida, Tasso está sendo cotado para ser o vice na chapa presidencial pura do PSDB, que deve ser encabeçada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Sem Tasso no caminho, tudo fica mais fácil para a candidatura de Camilo, que não tem nem adversários.

  • Euforia com desempenho de Capitão
    06/07/21 9:32

    O ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, comemora o resultado da pesquisa Instituto Paraná-CN7 e Rede Plus, que colocou Capitão Wagner como favorito, em pelo menos dois cenários, na corrida eleitoral para o Governo do Estado.

    Argemiro, que é pretenso candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa, teve seu nome cogitado para compor a chapa majoritária da oposição cearense. Hoje, teria a simpatia de nome como Roberto Pessoa, sem se falar que seria um representante do Cariri na chapa.

    Argemiro prefere continuar na luta por uma vaga de deputado estadual, pois compreendeu que o candidato preferido para compor a chapa com Capitão Wagner é do empresário Gilmar Bender. Sobre esse lançamento, Argemiro comemora o fortalecimento do palanque da oposição no Ceará.

  • Prefeito Guilherme Saraiva enfrenta investigação
    06/07/21 9:30

    O jovem prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, prepara resposta a várias indagações do Ministério Público do Ceará sobre a contratação de assessoria jurídica para os meses de janeiro e fevereiro. A denúncia é assinada pelos vereadores de oposição, liderados por Rildo Teles.

    É a estreia do prefeito Guilherme nas investigações sobre irregularidades pelo MP cearense na sua administração. Os vereadores questionam o valor de R$ 132 mil para um escritório de advocacia. O promotor Saul Cardoso Onofre de Alencar pediu que o Município se manifeste para decidir se Guilherme responderá ou não a uma ação de improbidade administrativa.

    A contratação está sendo questionada por ter sido feita com dispensa de licitação. Agora, o Ministério Público cobra cópia dos contratos assinados e exige os valores que foram usados como parâmetro para a cotação de mercado, que é obrigatório na dispensa de licitação. A administração de Barbalha respondeu, mas a promotoria ainda não se manifestou. Guilherme sustenta que tudo foi feito dentro da lei.

  • Rainha dos Fakes está bem caladinha
    06/07/21 9:29

    O suposto carro pertencente a Carol Matos, um Gol preto, continha uma montanha de irregularidades: além de um mandado de busca e apreensão, dezenas de multas, licenciamento e IPVA atrasados, transferência não realizada e débito no banco em que foi financiado.

    Flagrada, o primeiro impulso de Carol foi ir às redes sociais acusar perseguição política. Queria ser vítima. Não colou seus fakes news. Teve que apagar rapidinho suas postagens e ficar bem calada. O carro é investigado por suspeita de ser “Pokémon”, o velho carro cabrito da antiga linguagem policial.

    O veículo foi transferido para o pátio do Detran e deve ficar por lá uma longa temporada. Tão logo estourou o escândalo, o vereador de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira, passou a evitar de aparecer ao lado da sua influencer digital, agora conhecida como Pokémon Black, em homenagem a seu carro que não voltará mais às ruas de Juazeiro, tendo a Rainha dos Fakes News ao voltante.

  • Rainha das fake news vira Pokémon
    06/07/21 9:27

    Além das muitas suspeitas de propagar fake news no Cariri, a influencer digital ligada ao vereador Capitão Vieira, Carol Matos, pode ter que responder por um carro “pokemon” que está sob sua posse, ou melhor: estava. Para quem não sabe, veículo “Pokémon” é como a Polícia Civil chamava no passado o carro “cabrito”.

    Apreendido e que ficava à disposição da Polícia, mesmo ilegal, para ser usado em operações. Daí, alguns desses carros eram emprestados de modo ilegal. Quanto ao carro apreendido da Rainha dos Fake News, Carol Matos, estava adesivado com a marca do seu site.

    O veículo se encontrava estacionado em local proibido e, por isso, foi recolhido ao pátio do Demutran. Tudo parecia ser uma operação comum no trabalho do dia a dia do órgão municipal de trânsito. Contudo, por trás dessa apreensão, estava sendo estourado um escândalo que surpreendeu a política e a mídia juazeirenses.

  • Camilo Santana trabalha por dois candidatos
    06/07/21 9:26

    Candidato ao Senado, Camilo quer interferir na escolha de seu sucessor no Abolição. Trabalha com duas alternativas. A primeira, ao se desincompatibilizar, quem assume o Governo do Estado é a vice-governador Izolda Cela. Hoje, Camilo não descarta que Izolda assuma e seja candidata à reeleição pelo PDT.

    Não desistiu do PT apoiar essa candidatura. Seu plano “b” é Izolda Cela assumir o Governo, terminar o mandato até dezembro de 2022, mas o candidato para concorrer às eleições será o atual presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão.

    A preferência de Camilo por Evandro não é escondida, tanto que Evandro tem despachado quase todos os dias no Abolição, em um gabinete ao lado do Governador. Esses dois nomes precisam do aval do senador Cid Gomes, que, por ora, se mantém calado. Entretanto, Camilo não se cansa de repetir: fará o que Cid quiser na montagem do palanque no ano que vem. Se Cid desejar, Camilo fica no Abolição e não disputa Senado.

  • Camilo Santana vê Guimarães ser nocauteado
    06/07/21 9:25

    O governador Camilo Santana está decidido a ser candidato ao Senado Federal. Mesmo com os conflitos entre Ciro Gomes e Lula, Camilo não desistiu da ideia de palanque duplo.

    Sofreu um revés, com a reação da presidente nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann, que acusou Ciro de ser mentiroso e de ser um jagunço da direita, após o líder da oligarquia Ferreira Gomes chamar, novamente, Lula de o maior corrupto da história moderna brasileira e também ser um grande corruptor.

    Esse confronto atingiu em cheio ao maior aliado de Camilo na briga interna do PT, o deputado federal José Guimarães, que havia defendido que o partido não lançasse candidato próprio e apoiasse um nome do PDT, da família Ferreira Gomes. Guimarães foi acuado pela direção nacional do PT, que o ameaçou expulsá-lo, tanto que ele fez um post nas redes sociais – fraquinho, registre-se – , lamentando o comportamento de Ciro.

  • MP Federal está de olho no dinheiro do covid
    15/06/21 9:50

    Os prefeitos que se reelegeram devem ficar atentos às investigações que o Ministério Público Federal (MPF) e a própria Polícia Federal abriram contra municípios do Cariri, mas também cidades de todo o Ceará. São dezenas de denúncias de corrupção com os recursos federais liberados para o combate à covid, que se perderam no meio do caminho.

    As irregularidades se repetem da mesma maneira por todo o Brasil: superfaturamento, produtos fantasmas, e outras fraudes já identificadas. Não será surpresa se, em breve, começarem as operações contra esses gestores que se mantêm nos cargos e são suspeitos de malversarem as verbas do combate ao covid. Quem não escapará também são os ex-prefeitos. Esses também serão alvos de apuração.

    Os atuais prefeitos estão sendo intimados a prestarem informações sobre os gastos da administração passada. Ou colabora, ou se enrola. No Cariri, as revelações vão chocar pela irresponsabilidade no trato com os recursos do covid.

PUBLICIDADE