Clínicas particulares negociam compra de vacina indiana contra Covid
Se aprovada pela Anvisa, imunizante deve estar disponível em março no Brasil
03/01/2021 17:00
A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) confirmou neste domingo (3) que negocia a compra de cinco milhões de doses de vacina produzidas na India, contra a Covid-19. A negociação estaria sendo feita com o laboratório Bharat Biotech.
O imunizante, chamado de Covaxin, está na fase três de testes, etapa em que a eficácia é verificada. Os primeiros estudos clínicos mostraram que a vacina não gera efeitos colaterais graves e produz anticorpos para a Covid-19.
Neste domingo as autoridades indianas aprovaram o uso emergencial, mas ainda depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada no Brasil.
Segundo o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, a expectativa é a de que o resultado da terceira fase saia ainda neste mês de janeiro. Se isso se confirmar, o laboratório deve entrar em fevereiro com pedido de registro definitivo na Anvisa.
Em um cenário otimista, de acordo com ele, a vacina deve estar disponível nas clínicas particulares do Brasil na segunda quinzena de março.
Para chegar ao pedido de cinco milhões de doses, a associação fez um levantamento junto às clínicas de vacinação do país e cada uma apresentou a sua demanda inicial.